O que é conflito de agência na governança corporativa?
Índice
- O que é conflito de agência na governança corporativa?
- O que é conflito de agência?
- Quando ocorrem os conflitos de agência?
- Como a Governança Corporativa poderia minimizar os conflitos de agência?
- Qual o papel da governança corporativa quanto aos conflitos de agência?
- O que é um relacionamento de agência?
- O que é relacionamento de agência?
- O que é a teoria de agência e quais seus conflitos?
- O que são conflitos de agência e como podem ser minimizados?
- Como reduzir os conflitos de interesses?
- Como os conflitos prejudicam os resultados das empresas?
- Por que o conceito de Agency deve ser confundido com agência?
- Qual a relação entre o principal e o agente?
O que é conflito de agência na governança corporativa?
Conflito de agência é a possibilidade de divergência de interesses entre acionistas e gestores, onde um tenta tirar vantagens do outro de uma mesma situação. Envolve problemas de assimetria de informações entre o agente e o proprietário e faz parte das considerações de Jensen & Meckling (1976).
O que é conflito de agência?
Define-se aqui conflito de agência como sendo o desalinhamento de interesses entre quem detem a propriedade e quem detem o poder de controle nas empresas e tal definição é consistente com as referências teóricas apresentadas.
Quando ocorrem os conflitos de agência?
Os conflitos de agência surgem devido aos interesses paralelos dos gestores (administradores) contratados para conseguir esta maximização, pois os mesmos podem buscar maximizar também suas próprias riquezas, usando como suporte as estruturas das empresas para as quais trabalham.
Como a Governança Corporativa poderia minimizar os conflitos de agência?
Para minimizar os conflitos de agência, a Governança Corporativa determina que alguns princípios sejam seguidos. Entre eles está o princípio da equidade, que postula que os agentes e os proprietários mantenham um relacionamento justo e igualitário.
Qual o papel da governança corporativa quanto aos conflitos de agência?
Surgida na década de 1980, a governança corporativa apresenta-se como um mecanismo que visa amenizar ou eliminar o conflito de agência 1 entre gestores e acionistas, a fim de minimizar riscos e custos, e maximizar os resultados econômico-financeiros das empresas.
O que é um relacionamento de agência?
O relacionamento de agência é o relacionamento entre acionistas e administradores. Ocorre que os administradores têm seus interesses e procuram maximizá-los, nesse momento as decisões podem ser contrárias aos interesses dos acionistas e esses são os denominados conflitos de agências.
O que é relacionamento de agência?
Como funciona o relacionamento com o cliente em uma agência? Tudo começa no primeiro contato entre o consumidor e a agência. É nessa hora que o cliente deve se sentir seguro quanto ao serviço prestado e ao domínio de conteúdo por parte da empresa e seus funcionários.
O que é a teoria de agência e quais seus conflitos?
A Teoria de Agência busca explicar os conflitos de interesses que podem surgir da relação contratual entre um principal e um agente. O agente é o indivíduo que, motivado por seus próprios interesses, se compromete a realizar certas tarefas para o principal.
O que são conflitos de agência e como podem ser minimizados?
Os conflitos de agência tornaram-se importantes a partir da evolução dos mercados de capital. ... De acordo com Hölmstrom (1979), os conflitos entre acionistas e gestores podem ser minimizados por meio de incentivos apropriados, que limitem o comportamento conflitante por parte dos agentes (gestores).
Como reduzir os conflitos de interesses?
- Para reduzir os conflitos de interesses, se faz necessário utilizar mecanismos de Governança Corporativa.
Como os conflitos prejudicam os resultados das empresas?
- Estes conflitos prejudicam os resultados das empresas, pois geram os chamados custos de agência.
Por que o conceito de Agency deve ser confundido com agência?
- Destacamos que o conceito de agency não deve ser confundido como agência, como sinônimo de estabelecimento comercial, pois não se trata de complexo de bens organizados, mas de relação fiduciária.
Qual a relação entre o principal e o agente?
- Dessa relação, surgem as figuras do principal e do agente, sendo que o primeiro se situa no centro das relações de todos os interessados na empresa. Já o segundo, como o próprio nome sugere, é um agente contratado, podendo ser empregados, fornecedores, clientes, concorrentes, acionistas, credores, reguladores e governos.