adplus-dvertising

Quais fatores que contribuem para o excesso de consumo de oxigênio Pós-exercício?

Índice

Quais fatores que contribuem para o excesso de consumo de oxigênio Pós-exercício?

Quais fatores que contribuem para o excesso de consumo de oxigênio Pós-exercício?

Dois fatores têm sido atribuídos ao fato de o exercício resistido produzir maior EPOC. O primeiro fator refere-se às respostas hormonais que podem alterar o metabolismo, especificamente catecolaminas, cortisol e GH(33-34).

Como ocorre o consumo de oxigênio pós exercício?

  • O consumo extra de oxigênio pós exercício ocorre em duas fases, na qual a primeira ocorre de maneira rápida e a segunda de forma mais prolongada. A fase rápida do EPOC ocorre quando há um aumento do consumo de oxigênio por um intervalo curto, e dessa forma o organismo retorna a homeostase de maneira mais rápida.

Qual é o conceito de EPOC?

  • O conceito de EPOC refere-se à sigla em inglês para consumo extra de oxigênio pós-exercício. Este fenômeno seria ocasionado pelo continuo consumo de oxigênio mesmo após o término de uma atividade física até a restauração dos níveis fisiológicos normais.

Como é a recuperação do oxigênio após o exercício?

  • Esse processo é rápido: é completado em poucos minutos. Durante exercício aeróbico de alta intensidade e de maior duração, a captação de oxigênio da recuperação pode continuar elevada por período consideravelmente maior, a esse processo damos o nome de EPOC - consumo excessivo de oxigênio após o exercício.

Qual a dívida de oxigênio após o exercício?

  • A dívida de oxigênio ou, mais precisamente, a captação de oxigênio da recuperação e o consumo excessivo de oxigênio após o exercício (EPOC) refletem tanto o metabolismo anaeróbico do

Postagens relacionadas: