adplus-dvertising

O que é conhecimento de acordo com Paulo Freire?

Índice

O que é conhecimento de acordo com Paulo Freire?

O que é conhecimento de acordo com Paulo Freire?

Com isso, poderíamos reescrever a definição freireana de conhecimento com as seguintes palavras: o conhecimento é um processo social criado por meio da ação-reflexão transformadora dos humanos sobre a realidade. Esta definição seria a expressão sintética da teoria do conhecimento de Paulo Freire.

Qual o conceito de perspectiva e qual a sua importância para a educação?

Falar de "perspectivas atuais da educação" é também falar, discutir, identificar o "espírito" presente no campo das idéias, dos valores e das práticas educacionais que as perpassa, marcando o passado, caracterizando o presente e abrindo possibilidades para o futuro.

O que é a prática escolar?

A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente.

Qual o significado da palavra conhecimento?

  • Significado de conhecimento. A palavra conhecimento tem origem no latim, da palavra cognoscere, que significa "ato de conhecer". Conhecer, no latim, também advém do mesmo radical "gno", presente na língua latina e no grego antigo, da palavra "gnose", que significa conhecimento, ou "gnóstico", que é aquele que conhece.

Qual a responsabilidade do pedagogo no processo educacional?

  • Transpondo essa ideia, o pedagogo terá a responsabilidade de acompanhar todas as questões educacionais visando direcionar e qualificar esse processo.

Qual o papel do pedagogo na Escola?

  • Sendo assim o papel do pedagogo não se restringe às condições de aprendizagem dos alunos, mas também de toda a equipe de funcionários da escola que deve se manter atualizada com as novas tecnologias e capaz de se interagir com os alunos de modo eficiente]

Qual a origem do conhecimento na Antiguidade?

  • Ao longo de sua história, os filósofos apresentaram diferentes teorias sobre o modo como o ser humano conhece e as formas de se conhecer. Se levarmos em consideração o conhecimento na Antiguidade, Platão admite a existência de apenas dois graus do conhecimento: o sensível e o inteligível.

Postagens relacionadas: