Qual o conceito de socialização na sociologia?
Qual o conceito de socialização na sociologia?
Para a sociologia, o processo de socialização define-se como sendo a assimilação que um determinado indivíduo ou grupo pequeno, faz de hábitos, características comportamentais e culturais do grupo social no qual está inserido.
O que é socializar um texto?
Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, de reunir em sociedade. É a extensão de vantagens particulares, por meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo.
Qual é o processo da socialização?
- Trata-se do processo pelo qual o indivíduo internaliza o coletivo, ou seja, através da socialização é que as ideias, valores, crenças, normas e costumes estabelecidos pela sociedade (pelo coletivo) são internalizadas pelo indivíduo e pela apreensão destas é que ele adapta-se aos grupos que faz parte. A socialização é um processo dinâmico .
Quais são os tipos de socialização?
- Estudiosos da área acreditam que existem dois tipos de socialização: primária e secundária. Na primária, a criança adquire as primeiras orientações e habilidades intelectuais e sociais, e com isso podemos dizer que a família costuma desempenhar um papel importante neste processo.
Qual a importância da socialização no sentido sociológico?
- De qualquer modo, socialização no sentido sociológico tem uma importância teórica de explicar a forma como as pessoas crescem e são reconhecidas dentro de uma sociedade. Conhecer essas acepções pode ser importante para dar relevância a essa distinção do conhecimento da Sociologia.
Como funciona a socialização organizacional?
- Por exemplo, na socialização organizacional, as pessoas têm empregos diferentes. Em cada tipo de trabalho, existe um grupo com dinâmicas próprias e formas de convivência diferentes de outros.