adplus-dvertising

Quais são as principais adições no cimento qual o objetivo de cada adição no cimento?

Índice

Quais são as principais adições no cimento qual o objetivo de cada adição no cimento?

Quais são as principais adições no cimento qual o objetivo de cada adição no cimento?

As adições de Filler, Escória e Pozolana, por exemplo, são responsáveis pelos cimentos do tipo CPII-F, CPII-E e CPII-Z. Elas propiciam uma diminuição da permeabilidade e da porosidade capilar, aumentam a resistência a sulfatos e reduzem o calor de hidratação.

Qual o cimento mais usado no Brasil e qual é o mais indicado para estrutura de concreto armado?

Cimento CP II-F Além do clínquer e gesso, tem materiais carbonáticos ou “filler” em sua composição. Este tipo de cimento é um dos mais populares por ser recomendado para ser usado desde estruturas em concreto armado até argamassas de assentamento e revestimento.

Quais os tipos de cimento mais empregados na construção civil e suas utilidades?

1- Cimento Portland Comum CP I e CP I-S (NBR 5732) É utilizado em serviços de construção em geral, que não são exigidas propriedades especiais. Já o Cimento Comum CP I-S é composto de até 10% de material carbonático em massa e é utilizado nas mesmas condições do CP I. O cimento comum tem alto custo e menos resistência.

Quais são os tipos de cimento Portland recomendados?

  • Entre os tipos de cimento Portland, ele é o mais versátil, pois pode ser usado em qualquer obra que não exige nenhuma propriedade especial. Nas demais, são recomendados os tipos de cimento Portland que veremos a seguir. Aplicação: construções em geral, sem contato com sulfatos do solo ou águas subterrâneas.

Por que o cimento Portland é resistente à água?

  • Como o produto formado é resistente à água, o cimento Portland ser caracterizado como um aglomerante hidráulico. Diversos tipos de Cimento Portland são comercializados, havendo normas técnicas em diferentes países e regiões que definem estes tipos.

Qual o processo de fabricação do cimento Portland?

  • Em sentido amplo, pode-se resumir o processo de fabricação do cimento Portland nas seguintes fases: 1°) Extração das matérias primas (calcário,argila e gipsita); 2°) Britagem (calcário); 4° Moagem do cru, matéria prima crua (calcário e argila - farinha de 0,15 mm); 3° Dosagem (farinha de calcário e argila);

Quem foi o inventor do cimento Portland?

  • O cimento Portland foi desenvolvido a partir de outros tipos de cal hidráulica, ao final do século XIX, na Inglaterra, por Joseph Aspdin, que obteve uma patente pelo material em 1824. Entretanto, seu filho William Aspdin é considerado o inventor do cimento Portland "moderno" graças aos seus avanços na década de 1840. [3]

Postagens relacionadas: