Como são formados os catalisadores automotivos?
Como são formados os catalisadores automotivos?
Conversores catalíticos ou catalisadores automotivos são formados por metais nobres como platina, paládio, ródio e molibdênio, suportados em filmes de alumina depositados em cordierita, um material cerâmico poroso, os quais convertem gases poluentes em dióxido de carbono, água e nitrogênio, produtos não poluentes.
Quais são as reações dos catalisadores automotivos?
- No caso dos catalisadores automotivos, as reações que são aceleradas, são as que transformam poluentes (CO, NOx e CxHy) em compostos menos prejudiciais à saúde (CO2, H2O e N2); essas reações são, por exemplo: 2 CO + O2 à 2 CO2. 2 C2H6 + 7 O2 à 4 CO2 + 6 H2O. 2 NO2 + 4 CO à N2 + 4 CO2
Qual o catalisador dos carros?
- Basicamente, o catalisador dos carros é composto por umacerâmica, muito parecida com uma colméia de abelhas, por onde os produtos da combustãopassam. Esta cerâmica está impregnada com compostos contendo paládio, nióbio e outrosmetais nobres, que aliados ao calor gerado pela combustão, provocam várias reações.
Como funciona o catalisador?
- Com a propriedade de acelerar a velocidade das reações químicas, o catalisador é responsável por transformar gases poluentes em substâncias inócuas. O catalisador é um componente do sistema de escape do seu automóvel, localizado muito próximo do coletor ou até mesmo junto a este para manter uma temperatura elevada.
Qual a velocidade do catalisador?
- A velocidade na qual o fluxo de gases escapam significa que o catalisador tem uma questão de milissegundos para trabalhar na conversão. Para isso, uma rede de cerâmica com cerca 70 canais por centímetro quadrado é revestida com uma mistura contendo os metais preciosos platina, ródio e paládio, bem como outros óxidos metálicos.