adplus-dvertising

O que é extinção operante exemplo?

Índice

O que é extinção operante exemplo?

O que é extinção operante exemplo?

Naquilo que é chamado 'extinção operante', uma resposta torna-se cada vez menos freqüente quando o reforçamento não mais acontece (SKINNER, 1953, p. 69). Por exemplo, você costumava a ir a uma festa por causa da música. A música é o que reforça o seu comportamento de ir a essa festa.

Como se comporta a esquiva?

  • Sidman (1989), considera a esquiva como um comportamento adaptativo e bastante generalizado entre as espécies, pois impede a punição, mas também reconhece seu lado prejudicial. Com o tempo, não apenas fugiremos ou evitaremos estímulos aversivos, mas também todas as situações, obj etos ou peças associadas a ela.

Qual a consequência da esquiva?

  • A Esquiva é uma consequência da Fuga, pois o comportamento de Fuga posteriormente tem a tendência em se tornar de Esquiva, já que o organismo fugiu anteriormente ao estímulo e agora busca evitar entrar em contato, esquivando-se como no segundo exemplo.

Por que as pessoas apresentam transtorno de personalidade esquiva?

  • Pessoas que apresentam o transtorno de personalidade esquiva vêem a si mesmas como socialmente ineptas e não atraentes e evitam contato social por medo de serem ridicularizadas, humilhadas ou desprezadas. Os pacientes, tipicamente, mostram-se solitários e relatam o sentimento de distanciamento da sociedade.

Qual a diferença entre fobia social e transtorno de personalidade esquiva?

  • Fobia social: as diferenças entre fobia social e transtorno de personalidade esquiva são sutis. O transtorno de personalidade esquiva envolve ansiedade e esquiva mais generalizadas do que a fobia social, que muitas vezes é específica para situações que podem resultar em constrangimento em público (p. ex., falar em público, encenar no ...

Postagens relacionadas: