O quê o Espiritismo fala sobre karma?
O quê o Espiritismo fala sobre karma?
Karma – É o peso do destino que as pessoas carregam. No espiritismo, se refere à Lei de Causa e Efeito, cada ação no plano espiritual ou físico causará uma reação. Livre Arbítrio – É o direito que as pessoas têm de fazer suas próprias escolhas. Destino – É o fado que o espírito decide carregar em sua reencarnação.
O quê o Espiritismo fala sobre o destino?
Podemos ver que a doutrina espírita propõe mostrar um caminho de livres escolhas por meio das sucessivas encarnações para chegarmos à perfeição. Com isso, temos infinitas chances de construir nosso futuro por meio de nossos pensamentos e ações. São escolhas de acordo com o que estamos passando no momento.
Qual é o karma de vidas passadas na atual encarnação?
- O karma de vidas passadas é aquilo que de mais difícil enfrentamos na atual encarnação.
Por que o carma é visto como algo negativo?
- O carma ainda é visto por muitas pessoas como algo negativo, um castigo, algo que se deve pagar por não se cumprir de maneira positiva a "lição de casa" imposta pela vida.
Qual a finalidade do carma?
- Mas qual a finalidade do carma? Ao contrário do que muitos pensam, não é a mesma coisa que destino, não implica em determinismo e não está necessariamente ligado a sofrimento. Como vimos, é uma espécie de dívida que os espíritos adquirem ao longo de suas existências.
Qual a origem da palavra carma?
- Esse termo veio das doutrinas hinduísta e budista e foi adotado posteriormente também por outras doutrinas, como o espiritismo. Na doutrina espírita, Allan Kardec não menciona em nenhum momento a palavra Carma. O termo foi mencionado posteriormente em outras obras espíritas psicografadas por médiuns.