Como funciona a avaliação psicológica?
Índice
- Como funciona a avaliação psicológica?
- Como se preparar para uma avaliação psicológica?
- Qual o objetivo da avaliação psicológica?
- Como se sair bem em uma avaliação psicológica?
- Como é feita avaliação psicológica para vaga de emprego?
- Quando surgiu a avaliação psicológica?
- Qual a finalidade da avaliação psicológica?
- Como conduzir uma avaliação psicológica?
- Qual a metodologia de avaliação do psicólogo?
- Como Escolher um teste de avaliação psicológica?

Como funciona a avaliação psicológica?
A avaliação psicológica é um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para a determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.
Como se preparar para uma avaliação psicológica?
Não existe uma maneira de "treinar" para uma avaliação psicológica. E, mesmo que se tentasse, isso é totalmente antiético. Então a maneira de se preparar para este momento consiste em analisar as possibilidades de se apresentar de maneira condizente com o perfil necessário para ocupar o cargo.
Qual o objetivo da avaliação psicológica?
O termo avaliação psicológica tem sido usado para descrever um conjunto de procedimentos que têm por objetivo “coletar dados para testar hipóteses clínicas, produzir diagnósticos, descrever o funcionamento de indivíduos ou grupos e fazer predições sobre comportamentos ou desempenho em situações específicas” (Hutz, 2009 ...
Como se sair bem em uma avaliação psicológica?
Durma bem na noite anterior, evite uso de medicamentos e/ou bebidas: Sabe-se que uma noite mal dormida pode influenciar diretamente no resultado do teste uma vez que o cansaço o sono, a fome, a preocupação podem desconcentrar o candidato dificultando seu desempenho em testes de atenção por exemplo.
Como é feita avaliação psicológica para vaga de emprego?
O palográfico permite fazer uma leitura da personalidade de cada candidato, além de medir produtividade e identificar possíveis transtornos psicológicos. Ele consiste em desenhar traços em uma folha de papel.
Quando surgiu a avaliação psicológica?
Sua origem data de 1875, com Wundt, para quem o objeto de estudo da Psicologia seria a experiência imediata dos sujeitos. Influenciada pela característica das ciências do século XIX, o caráter inicial da ciência psicológica é positivista e racionalista.
Qual a finalidade da avaliação psicológica?
- Em última instância, a avaliação psicológica visa a construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções sobre a pessoa avaliada, e, portanto, requer cuidados no planejamento, na análise e na síntese dos resultados obtidos (CFP, 2010).
Como conduzir uma avaliação psicológica?
- Ao conduzir um processo de avaliação psicológica, é necessário que o psicólogo considere em sua análise os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo (CFP, 2010).
Qual a metodologia de avaliação do psicólogo?
- Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada nos seguintes elementos:
Como Escolher um teste de avaliação psicológica?
- Na escolha de um teste como instrumento de avaliação psicológica, é fundamental que o psicólogo consulte o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI), disponível no site do Conselho Federal de Psicologia (www.pol.org.br), com o intuito de verificar se ele foi aprovado para uso em avaliação psicológica.