O que é o caos na filosofia?

O que é o caos na filosofia?
Caos significa desordem, confusão e tudo aquilo que está em desequilíbrio. Na mitologia grega, Caos é considerado o deus primordial do universo, de acordo com a narrativa do poeta grego Hesíodo. Inicialmente, Caos seria interpretado como o “vazio” ou o “ar” que preenchia o espaço entre a Terra e o Éter (céu superior).
Qual seria o significado do caos?
- Inicialmente, Caos seria interpretado como o “vazio” ou o “ar” que preenchia o espaço entre a Terra e o Éter (céu superior). Este significado se originou a partir da etimologia da palavra “caos”, derivada do grego khaíno, que pode ser traduzido como “separar”.
Qual a principal ferramenta para entender a teoria do caos?
- A principal ferramenta para entender a teoria do caos (e também a teoria da complexidade) é a teoria de sistemas dinâmicos, que é usada para descrever processos que mudam constantemente ao longo do tempo (por exemplo, os altos e baixos do mercado de ações).
Quais as origens da teoria do caos?
- Quais as origens da teoria do caos? Um dos primeiros cientistas a comentar sobre o caos foi Henri Poincaré (), um matemático francês do final do século XIX que estudou extensivamente topologia e sistemas dinâmicos.
Quem mais ajudou na teoria do caos?
- Quem mais ajudou na formulação da teoria do caos? Outro grande contribuinte para a teoria do caos é Mitchell Feigenbaum (b. 1944).