O que é capitalismo flexível *?

O que é capitalismo flexível *?
No capitalismo flexível assistimos a ascensão de contratos temporários e mais voláteis, acompanhados pelo aumento do trabalho informal e autônomo. No Brasil, a informalidade hoje atinge quase metade da população economicamente ativa.
O que foi a produção flexível?
No começo do século XX, surgiu um modelo de produção pautado em uma nova dinâmica capitalista. A ideia era produzir em massa, com grandes fábricas que faziam todo tipo de produto a baixo custo. ... É nesse contexto que se desenvolve o modelo de produção flexível, que faz parte do Sistema Toyota de Produção.
Quais são as características do produção flexível?
A produção flexível substituiu a produção fordista, pois o modelo de produção e distribuição em massa não atendia os requisitos das perspectivas industriais modernas. ... Nessa perspectiva, a tendência é de um mercado cada vez mais competitivo que requer uma produção com baixo custo e dosada, firmada com elevada qualidade.
O que significa especialização flexível?
No nível microeconômico, a especialização flexível caracteriza-se pela fabricação de artigos variados e produzido por operários polivalentes e por equipamentos que se prestam a várias funções (Rasmussem, Schmitz, Van Dijk, 1992 apud Hsaini, 1997).
Qual o objetivo da produção flexível?
- A produção flexível tem como objetivo alcançar os anseios de seus consumidores, o desenvolvimento desse tipo de produção conduziu a uma diminuição nos estoques de matéria-prima e de outros suprimentos usados nas indústrias.
Como funciona a indústria flexível?
- Esse tipo de indústria moderna tem reorganizado o espaço geográfico mundial, pois a instalação de uma indústria em determinado lugar depende de uma série de elementos que se tornaram imprescindíveis para sua implantação. A produção flexível está ligada diretamente às inovações tecnológicas industriais.
Qual foi o principal agravante do sistema capitalista?
- O sistema capitalista demonstrava problemas que desencadearam conseqüências em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, outro agravante nesse processo foi a crise do petróleo que ocorreu entre 19, impulsionando ainda mais o crescimento da inflação.