Quais são as doenças hemorrágicas?
Índice
- Quais são as doenças hemorrágicas?
- Em qual fase da hemostasia o fator de von Willebrand atua?
- Qual a importância da hemostasia no processo hemorrágico?
- O que são distúrbios hemorrágicos?
- Quem tem doença de von Willebrand pode engravidar?
- Qual é a função da hemostasia?
- Por que não ocorra o catabolismo?
- Qual a relação entre anabolismo e catabolismo?
- Quais são as causas da hemorragia?
- Qual a causa da hemorragia digestiva alta?

Quais são as doenças hemorrágicas?
As doenças hemorrágicas se caracterizam por sangramento excessivo espontâneo ou associado a trauma/cirurgia. O sangramento pode ser na pele (equimoses, hematomas) ou atingir órgão interno (sangramento intestinal, urinário, uterino).
Em qual fase da hemostasia o fator de von Willebrand atua?
O fator de von Willebrand promove a fase de adesão plaquetária da hemostasia por meio da ligação com um receptor na superfície da membrana das plaquetas (glicoproteína Ib/IX), ligando assim as plaquetas à parede do vaso. O FVW também é necessário para manter os níveis normais do fator VIII plasmático.
Qual a importância da hemostasia no processo hemorrágico?
A hemostasia é um processo fisiológico que tem como objetivo manter o sangue em estado fluido dentro dos vasos sanguíneos, sem que haja hemorragia ou trombose. Em condições fisiológicas, as células endoteliais, que revestem os vasos sanguíneos, expressam substâncias com propriedades anticoagulantes.
O que são distúrbios hemorrágicos?
Um distúrbio hemorrágico é uma tendência a sangramento excessivo, que pode ser hereditária ou adquirida. O sangue normalmente circula nos vasos sanguíneos. Quando há rupturas de artérias ou de veias, ele extravasa para os tecidos ou para o exterior do corpo.
Quem tem doença de von Willebrand pode engravidar?
As mulheres com a doença de Von Willebrand podem ter uma gravidez normal, sem que haja necessidade do uso de medicamentos, no entanto, a doença pode ser passada para seus filhos, já que é uma doença genética.
Qual é a função da hemostasia?
Hemostasia é a resposta fisiológica normal do corpo para a prevenção e interrupção de sangramento e hemorragias. A Hemostasia resulta no bloqueio de qualquer lesão vascular. De maneira geral, a Hemostasia garante a fluidez do sangue e a integridade dos vasos sanguíneos.
Por que não ocorra o catabolismo?
- Para que não ocorra o catabolismo e consequentemente aconteça uma reação anabólica é muito importante à assistência de subtratos energéticos, como por exemplo, a síntese de proteínas através de aminoácidos identificados nos músculos e também à formação de glicogênio através de moléculas de glicose.
Qual a relação entre anabolismo e catabolismo?
- As reações metabólicas de anabolismo e catabolismo estão estreitamente associadas, pois uma depende da outra para acontecer. Sabemos que durante o treino o músculo não cresce e que ocorre a reação catabólica. O que definirá se o músculo cresce ou não, é durante o descanso, a alimentação e do tipo de treino.
Quais são as causas da hemorragia?
- 2 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo. 3 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo.
Qual a causa da hemorragia digestiva alta?
- Outra forma comum de apresentação da hemorragia digestiva alta é a presença de fezes bastante escurecidas, semelhantes à borra de café, que apresentam um odor fétido característico e correspondem ao sangue digerido ao longo do percurso do tubo digestivo.