Quem foi Epicuro Quais foram as suas principais teorias filosofia?

Quem foi Epicuro Quais foram as suas principais teorias filosofia?
Epicuro (341-271 a.C.) foi um filósofo da Grécia Antiga, o fundador do “Epicurismo” – sistema filosófico que proclama o prazer obtido mediante a prática da virtude como o único bem superior do homem. Epicuro nasceu na ilha de Samos, Grécia, no ano 341 a.C. Desde muito jovem interessou-se pela filosofia.
O que é hedonismo epicurismo e estoicismo?
O hedonismo ensina que você deve buscar todos os prazeres possíveis. O hedonismo, e não o epicurismo, é o que está por trás do consumismo da nossa época. ... De forma bastante oposta ao epicurismo, o estoicismo defendia a busca da felicidade, a ataraxia, a vida sossegada, por meio da eliminação dos prazeres.
Quais as bases da obra de Epicuro?
- A obra de Epicuro é dividida em três bases: a epistemologia, a metafísica e a ética. Ademais, seus ensinamentos, assim como o estoicismo, buscavam a ataraxia, ou tranquilidade. Não obstante, se diferenciava dos estóicos quando defendia a busca pelo prazer (hedonismo; hedon = prazer).
Qual o propósito da filosofia de Epicuro?
- O propósito da filosofia para Epicuro era atingir a felicidade, estado caracterizado pela aponia, a ausência de dor (física) e ataraxia ou imperturbabilidade da alma. Ele buscou na natureza as balizas para o seu pensamento: o homem, a exemplo dos animais, busca afastar-se da dor e aproximar-se do prazer.
Como surgiu a doutrina de Epicuro?
- A doutrina de Epicuro surgiu em um momento de insatisfação com a condição das Cidades-Estados gregas. A vida social na Pólis era leviana e marcada pela injustiça social. O poder se concentrava nas mãos de poucos: a aristocracia urbana.
Como nasceu a Escola de Epicuro?
- Já em Atenas, Epicuro comprou uma propriedade denominada “Jardim” e lá fundou sua escola que, mais tarde, viria a ser conhecida como “O Jardim de Epicuro”. Neste lugar, instalavam-se seus discípulos e todos, mestres e alunos, viviam uma vida muito simples em uma comunidade autossuficiente.