adplus-dvertising

Por que hoje chamamos a lepra de hanseníase?

Índice

Por que hoje chamamos a lepra de hanseníase?

Por que hoje chamamos a lepra de hanseníase?

Conhecida também pelo nome de lepra, morféia ou bacilo de Hansen (em homenagem ao médico norueguês Gerhard Armauer Hansen, que a descreveu em 1874), a moléstia é causada por uma bactéria em forma de bastao, Mycobacterium leprae, similar ao bacilo responsável pela tuberculose, e pode ser nao contagiosa ou contagiosa ( ...

O que marcou socialmente a lepra no Brasil?

Sofreu seu principal combate através das ações da Igreja que excluía e destituía os doentes de seus direitos civis, sendo considerados socialmente como mortos. A doença era tida como reflexo de impureza espiritual.

Como a lepra foi controlada?

Em 1920, com a criação do Departamento Nacional de Saúde Pública, por Carlos Chagas, foi instituída a Inspetoria de Profilaxia da Lepra e Doenças Venéreas. As ações de controle de então priorizavam a construção de leprosários em todos os Estados endêmicos, o censo e o tratamento com o óleo de chaulmoogra.

Qual a patologia de origem bacteriana que é popularmente conhecida como lepra?

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen.

Tem lepra no Brasil?

Pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que em 2017, enquanto o Brasil teve 26.875 casos, a Índia teve 126.164. Na última década, foram registrados cerca de 30 mil casos novos por ano no Brasil. O pico da doença no território brasileiro foi observado em 2003, com 51.941 casos.

Postagens relacionadas: