adplus-dvertising

Qual a definição de calor sensível?

Índice

Qual a definição de calor sensível?

Qual a definição de calor sensível?

Calor sensível ou calor específico sensível é uma grandeza física que corresponde a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo, gerando assim uma variação na temperatura. Contudo, os corpos que participam desse processo não têm o estado físico alterado.

Qual das alternativas abaixo representa o conceito de calor sensível?

Também chamado de calor específico, o calor sensível, determinado pela letra c (minúscula), é avaliado da seguinte forma:cal/g. °C. Essa relação informa a quantidade de calor que um grama de substância deve receber ou ceder para que nela aconteça a variação de um grau de temperatura.

O que chamamos de calor?

Calor é um conceito do âmbito da Física que representa uma forma de energia, sendo a energia térmica em movimento entre partículas atômicas. A palavra calor também pode remeter para alguma coisa quente, ou seja, com temperatura elevada.

Como calcular o calor sensível?

  • Para calcular o calor sensível, utiliza-se a seguinte fórmula: Q = m . c . Δθ Obs: Para calcular o calor sensível temos que saber o calor específico que varia em cada substância. Leia mais em: Calor Específico.

Quais são os exercícios resolvidos de calor sensível?

  • Exercícios resolvidos de calor sensível. 1) Determine a quantidade de calor necessária para aquecer o volume de 2 L de água a uma temperatura de 25ºC até a temperatura de 100ºC, em condições normais de pressão. calor específico da água: 1 cal/g°C ou 4200 J/kg.K.

Qual a diferença entre calor latente e calor sensível?

  • Calor Sensível e Calor Latente No calor latente (L), o estado físico da substância é modificado, enquanto no calor sensível ele permanece o mesmo. Outra diferença entre os dois, é a respeito da temperatura. Ou seja, o calor latente independe da temperatura do corpo, enquanto o calor sensível a considera.

Qual a quantidade de calor necessária para aquecer?

  • Determine a quantidade de calor sensível necessária para aquecer, de 40 °C para 50 °C, uma amostra de 4 kg de determinada substância com calor específico de 0,5 cal/g°C. Essa quantidade de substância sofrerá variação de 10 °C quando receber 20.000 cal de calor.

Postagens relacionadas: