Quando operar uma cia?
Índice
- Quando operar uma cia?
- O que é uma cia no coração?
- O que é o Ostium secundum?
- O que é Sopro CIA?
- Qual a diferença entre sopro e CIA?
- O que é fechamento Percutaneo?
- O que é fechamento percutâneo?
- Por que a cirurgia no coração é importante?
- Como fazer a obstrução do coração?
- Quais são as coronárias do coração?
- Qual é a indicação de uma doença do coração?

Quando operar uma cia?
É indicado aos pacientes que apresentam comunicação interatrial com repercussões de hipertensão pulmonar e/ou dilatação das cavidades direitas.
O que é uma cia no coração?
O ventrículo direito bombeia o sangue para os pulmões através da Artéria Pulmonar (AP) e o ventrículo esquerdo bombeia o sangue para o corpo através da Aorta. A Comunicação InterAtrial (CIA) é uma abertura na parede (septo) que separa o AD do AE.
O que é o Ostium secundum?
A comunicação interatrial tipo ostium secundum (CIA OS) é uma cardiopatia congênita relativamente frequente, que causa repercussão hemodinâmica para o ventrículo direito, com sobrecarga volumétrica e dilatação da câmara.
O que é Sopro CIA?
O que ocorre é que há um hiperfluxo de sangue nas câmaras direitas e este pode causar sopro em foco pulmonar devido ao excesso de sangue que passa pela valva pulmonar na sístole. Em alguns casos pode-se também auscultar um sopro diastólico em foco tricúspide devido ao hiperfluxo através desta valva.
Qual a diferença entre sopro e CIA?
O sopro sistólico mais audível é no terceiro espaço intercostal esquerdo, quando a CIA é grande o sopro diastólico, tipo ruflar, é audível em área tricúspide.
O que é fechamento Percutaneo?
O fechamento percutâneo de um defeito septal é realizado através de um cateterismo cardíaco com punção da veia femoral na região da virilha. Em geral, os pacientes são submetidos a anestesia geral e intubação como em uma cirurgia de maior porte.
O que é fechamento percutâneo?
O fechamento percutâneo com oclusores é realizado sob anestesia geral, em pacientes com tamanho do defeito considerado adequado à realização deste procedimento com base no diâmetro medido, sob simultânea fluoroscopia e orientação por ecotransesofágico.
Por que a cirurgia no coração é importante?
- Nesse contexto, quando problemas de saúde atingem o coração, a cirurgia no coração se apresenta como alternativa de tratamento para manter esse equilíbrio em alguns casos específicos. Em determinadas situações clínicas, a intervenção cirúrgica é fundamental para manter o funcionamento adequado do coração.
Como fazer a obstrução do coração?
- Para iniciar, o cirurgião faz uma incisão no tórax e, depois, divide o osso esterno para permitir acesso ao coração. A seguir, ele recolhe veias ou artérias de alguma parte do corpo do paciente para criar enxertos, fixando uma ponta antes da obstrução e a outra ponta após, criando assim um caminho alternativo ao fluxo sanguíneo.
Quais são as coronárias do coração?
- As coronárias são os vasos sanguíneos (artérias) que nutrem o músculo cardíaco, sendo, portanto, de fundamental importância para o funcionamento do coração. Há três principais coronárias, que vão se subdividindo em ramos menores, semelhante a um tronco de árvore e seus galhos, cobrindo assim todo o coração.
Qual é a indicação de uma doença do coração?
- As CIAs têm indicação de correção com fechamento conforme avaliação médica caso a caso. Trata-se de uma doença do coração que pode vir associada a outras mal-formações. Quando a CIA é a única doença, deve-se considerar tamanho, localização e repercussão hemodinâmica pulmonar para indicar cirurgia.