Onde é aplicado o aço ferramenta?

Onde é aplicado o aço ferramenta?
Produzido e processado para atingir um alto grau de qualidade, o aço ferramenta é empregado na fabricação de matrizes, moldes, ferramentas de corte intermitente e contínuo, ferramentas para conformação de chapas, corte a frio e componentes de máquinas.
O que é ferramenta de aço carbono?
O que é Aço Ferramenta? É um tipo de aço de liga de carbono usado na fabricação de ferramentas, sejam manuais ou matrizes de máquinas. Sua dureza, resistência à abrasão e capacidade de manter a forma em temperaturas mais altas são as principais propriedades desse material.
Qual a diferença entre aço carbono e aço ferramenta?
A diferença principal entre essas duas ligas é a quantidade de outros elementos misturados. Por um lado, o aço carbono pode ter de 0,12 a 2% de carbono em sua liga. Por outro lado, o aço inox precisa ter, no mínimo, 12% de cromo na sua liga. Isso é o que transforma as propriedades físicas de cada um desses materiais.
Como é usado o aço para ferramenta?
- O aço para ferramenta normalmente é usado em uma condição tratada termicamente, o que proporciona maior dureza. Vários tipos recebem tratamento químico para adquirirem resistência adicional à corrosão. Além disso, em certos tipos, o teor de manganês é restrito, a fim de minimizar o potencial de rachaduras durante a têmpera da água.
Qual o teor de carbono de um aço ferramenta?
- Os aços ferramenta do tipo H possuem teor de carbono que varia entre 0,35% e 0,45% e elevado teor de cromo, tungstênio, molibdênio e vanádio que pode chegar a 25%. O seu uso é muito comum para a fabricação de punções, matrizes de forjamento ou extrusão e mandris.
Qual a composição química do Aço?
- A composição química do aço é fator determinante desse característico, sendo os elementos responsáveis diretamente por essas propriedades o tungstênio em primeiro lugar, o molibdênio a seguir, o cobalto, o cromo e o vanádio.