O que é ato de comer?
Índice
- O que é ato de comer?
- Qual é a diferença entre comer e se alimentar?
- Porque comer é um ato social?
- Qual a importância da regularidade em que as refeições são feitas?
- Porque comer é um ato político?
- O que se come é tão importante quanto quando se come onde se come como se come e com quem se come?
- Qual a evolução do ato de comer?
- Qual a importância do ato de comer em grupo?
- Quais as mudanças na produção e no ato de comer?
- Qual a nossa relação com a comida hoje?

O que é ato de comer?
O ato de comer diz, conta, expressa o que é uma sociedade. “Nosso patrimônio alimentar é resultado do diálogo histórico entre culturas diversas como a dos povos indígenas, dos migrantes forçados da África e das populações migrantes portuguesa, espanhola, italiana, alemã e japonesa, entre outras.
Qual é a diferença entre comer e se alimentar?
Existe uma grande diferença entre comer e se alimentar. Enquanto o hábito de comer é apenas uma espécie de "abastecimento" do corpo, a ação de se alimentar é vista como uma forma saudável para manter o corpo regulado, aproveitando os benefícios dos componentes de cada alimento, trazendo, assim, a denominada nutrição.
Porque comer é um ato social?
Comer é um ato social que vai para além das necessidades básicas de alimentação (Ogden, 2003). O consumo de alimentos assume frequentemente um papel central nas interações sociais. As refeições são muitas vezes utilizadas para nos conhecermos, convivermos, partilharmos e comemorarmos acontecimentos.
Qual a importância da regularidade em que as refeições são feitas?
Isso quer dizer que ao nos alimentarmos em intervalos regulares durante o dia, nós, além de comermos alimentos mais saudáveis, também comemos na quantidade correta, de acordo com o que o nosso organismo realmente necessita.
Porque comer é um ato político?
Certamente você já ouviu a frase: “comer é um ato político”. Mas o que ela significa a fundo? Basicamente, ela chama os consumidores a perceberem que todos os seus atos cotidianos têm também um teor político, reforçado ou enfraquecido pelas suas escolhas.
O que se come é tão importante quanto quando se come onde se come como se come e com quem se come?
A historicidade da sensibilidade gastronômica explica e é explicada pelas manifestações culturais e sociais, como espelho de uma época e que marcaram uma época. Nesse sentido, o que se come é tão importante quanto quando se come, onde se come, como se come e com quem se come.
Qual a evolução do ato de comer?
- Da pré-história à sociedade pós-moderna, o ato de comer passou por significativas mudanças. A chegada de novas tecnologias para facilitar a fabricação, a produção, o transporte e a conservação de alimentos provocou uma revolução na alimentação, principalmente nos hábitos familiares, como as refeições partilhadas.
Qual a importância do ato de comer em grupo?
- Além de ser uma atividade fundamental, o ato de comer em grupo, por exemplo, é um dos que define o homem como um ser cultural e participativo em um contexto social. Os alimentos que escolhemos e a forma como consumimos também nos dizem muito sobre identidades, costumes e características sociais e culturais de um grupo.
Quais as mudanças na produção e no ato de comer?
- As mudanças na produção e no ato de comer refletem o ritmo agitado imposto pelo estilo de vida moderno, em que as pessoas passam muito tempo no trabalho, enquanto o tempo para as refeições acaba servindo para várias atividades.
Qual a nossa relação com a comida hoje?
- Mas qual é a nossa relação com a comida hoje? Da pré-história à sociedade pós-moderna, o ato de comer passou por significativas mudanças.