adplus-dvertising

O que significa assoalho oceânico?

Índice

O que significa assoalho oceânico?

O que significa assoalho oceânico?

O assoalho oceânico é a superfície sólida no fundo do mar. É inteiramente formado por magma basáltico, coberto por uma fina camada de sedimentos. Este basalto vem sendo expelido ao longo das dorsais meso-oceânicas há milhões de anos, de forma contínua.

O que podemos encontrar no assoalho oceânico?

Em cada bacia oceanográfica é possível encontrar as seguintes feições: 1) planícies abissais - áreas mais planas da Terra, encontradas em profundidades de 3 a 5 km; 2) colinas abissais - domos ou colinas alongadas, com alturas inferiores a 1000 m e largura variando entre 1 km; 3) montes submarinos - muitos ...

O que foi a Teoria da expansão do assoalho oceânico?

A hipótese da expansão do assoalho oceânico foi apresentada na década de 1960, pelos cientistas Hess e Dietz, onde propuseram que a crosta separa-se ao longo de riftes nas dorsais mesoceânicas e que o novo fundo oceânico forma-se pela ascensão de uma nova crosta quente nessas fraturas.

Como a expansão do assoalho oceânico explica a teoria da deriva continental?

A Teoria da Deriva Continental explica a formação e movimentação dos continentes e do assoalho oceânico na crosta terrestre. Além disso, afirma que todos eles já estiveram juntos formando um único continente chamado Pangeia.

Quais são as planícies do assoalho oceânico?

  • Ali, encontramos uma imensa “planície abissal”, como são chamadas as planícies no fundo do oceano que são as, mas extensas regiões planas do planeta. Outros tipos de relevo que podem ser encontrados no assoalho oceânico são as “colinas abissais”, conjunto de pequenas elevações que podem atingir até 1.000m.

Quais são os tipos de relevo encontrados no assoalho oceânico?

  • Outros tipos de relevo que podem ser encontrados no assoalho oceânico são as “colinas abissais”, conjunto de pequenas elevações que podem atingir até 1.000m. As “montanhas submarinas” são, geralmente, vulcões extintos que formam um relevo cônico quase sempre isolado, podendo chegar a mais de 1.000 m, mas que nunca chegam à superfície.

Quais as plataformas do Oceano Atlântico?

  • De uma maneira geral as plataformas do Oceano Atlântico são mais largas que as plataformas do Oceano Pacífico. Talude Continental – É o local onde há a transição entre continentes e oceanos. São zonas onde o declive é bastante acentuado e podia ir até zonas mais profundas dos oceanos e ultrapassar os 4000m.

Qual é o relevo oceânico?

  • O relevo oceânicoé composto por inúmeras cadeias montanhosas, buracos imensos chamados de “fossas”, e até de planaltos. Geralmente, considera-se relevo oceânico a parta da crosta que está submersa pelos oceanos e que é denominada de crosta oceânica.

Postagens relacionadas: