adplus-dvertising

O que é a tábua de logaritmo?

Índice

O que é a tábua de logaritmo?

O que é a tábua de logaritmo?

Uma tabela ou tábua de logaritmos consiste essencialmente de duas colunas. ... Para multiplicar ou dividir dois números, somam-se ou subtraem-se seus logaritmos; em seguida, procura-se na coluna à esquerda qual o número cujo logaritmo é o resultado encontrado.

Como usar uma tábua de logaritmos decimais ou de mantissa de um exemplo?

A mantissa, como veremos, é obtida a partir da tábua de logaritmos (ou tabela logarítmica) apresentada abaixo. A tabela contém a mantissa, com quatro casas decimais, dos logaritmos decimais de ....

  1. log 127 => c = 3 – 1 = 2.
  2. log 12,756 => c = 2 – 1 = 1.
  3. log 3756,12 => c = 4 – 1 = 3.

Como foi desenvolvida a tábua de logaritmos?

O desenvolvimento dos logaritmos nasceu da necessidade de simplificação de alguns cálculos matemáticos, principalmente por conta do desenvolvimento da Astronomia e da expansão do comércio causada pelas grandes navegações.

O que é mantissa da tábua de logaritmo?

Mantissa. Os logaritmos decimais de dois números que diferem entre si somente pela posição da vírgula, têm em comum a mesma mantissa. Esta propriedade torna possível a criação de uma tabela para a obtenção da mantissa de um logaritmo decimal.

O que é logaritmo para que serve?

A idéia básica dos logaritmos é a de transformar operações aritméticas complicadas, como potenciação e radiciação, em operações mais simples.

Como obter a mantissa de um logaritmo?

(mantissa). A parte inteira do logaritmo do número será igual a –1. Outra opção na determinação da característica do logaritmo de um numeral é relacionada a duas situações: x > 1 e 0 < x < 1. Quando x > 1, a característica do logaritmo é igual ao número de algarismos da parte inteira subtraído de 1.

Como usar LN?

Em termos simples, o logaritmo natural é uma função que é o expoente de uma potência de e, e aparece frequentemente nos processos naturais (o que explica o nome "logaritmo natural"). Esta função torna possível o estudo de fenômenos que evoluem de maneira exponencial.

Quem inventou o logaritmo e para que ele serve?

Historicamente o logaritmo surge a fim de facilitar contas que apareciam com frequência em diversas áreas cientificas. John Napier foi pioneiro nos estudos sobre logaritmos, e conseguiu desenvolver a operação capaz de transformar produtos em soma, divisões em subtrações e potências em multiplicações.

Quando surgiram os logaritmos?

Embora muitos matemáticos trabalharam com ele, John Napier é considerado o inventor dos Logaritmos. Sua primeira abordagem foi em 1614 num texto intitulado “Mirifici logarithmorum canonis descriptio” (Descrição da maravilhosa Lei dos Logaritmos).

Postagens relacionadas: