adplus-dvertising

O que caracteriza o acento diferencial?

Índice

O que caracteriza o acento diferencial?

O que caracteriza o acento diferencial?

O acento diferencial é utilizado para permitir a identificação mais fácil de palavras homófonas, ou seja, que têm a mesma pronúncia. Atualmente, usamos o acento diferencial - agudo ou circunflexo - em vocábulos como pára(forma verbal), a fim de não confundir com para (a preposição), entre vários outros exemplos.

O que é acento diferencial exemplos?

O acento diferencial é utilizado para auxiliar na identificação de palavras homófonas (que possuem a mesma pronúncia). Com o acordo ortográfico, ele deixará de existir nos seguintes casos: pára/para, péla(s)/pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera. Observe os exemplos: Ela não pára de dançar.

Quando usar o por com acento?

Resposta: de acordo com a Nova Ortografia (ou "Novo Acordo Ortográfico"), tanto por (sem acento) quanto pôr (com acento) estão corretos. A diferença é que "por" é uma preposição, enquanto que "pôr" é um verbo (com o mesmo sentido de "colocar").

Qual o acento diferencial da língua portuguesa?

  • A Língua Portuguesa é um idioma muito complexo. O que contribui muito para essa complexidade são as palavras que possuem mais de um significado e, desta forma, assumem a mesma função sintática. O acento diferencial é uma alternativa para evitar algumas confusões. Você conhece esse recurso?

Quais acentos diferenciais deixaram de existir?

  • Após a reforma ortográfica, alguns desses acentos diferenciais deixaram de existir, então resolvi fazer aqui uma recapitulação para que você nunca mais se esqueça de quando deve ou não usá-los.

Qual o diferencial da palavra fôrma?

  • Apenas uma palavra teve seu acento diferencial classificado como opcional: o que diferencia a palavra forma (de formato) da palavra fôrma (fôrma de bolo). Ou seja, seu uso não é necessário, mas é recomendável quando as duas palavras estiverem na mesma frase.

Quais palavras ainda mantêm seus acentos?

  • Algumas palavras ainda mantêm seus acentos, mesmo com as novas regras do Novo Acordo Ortográfico. Apenas uma palavra teve seu acento diferencial classificado como opcional: o que diferencia a palavra forma (de formato) da palavra fôrma (fôrma de bolo).

Postagens relacionadas: