Como usar um argumento de autoridade?
Índice
- Como usar um argumento de autoridade?
- Qual a diferença entre autoridade de argumento é argumento de autoridade?
- O que é argumentação e argumento de autoridade?
- Como avaliar um argumento de autoridade?
- Como funciona o conceito de autoridade?
- Qual é a autoridade do nosso primeiro exemplo?
- Quando falamos de autoridade?

Como usar um argumento de autoridade?
No geral, para introduzir argumentos de autoridade, utilizamos a citação direta, que é quando colocamos a fala do especialista entre aspas, mas também a paráfrase que é quando dizemos as ideias de modo indireto. No caso da paráfrase, ela pode vir acompanhada de conectores como: “segundo”, “de acordo”.
Qual a diferença entre autoridade de argumento é argumento de autoridade?
Nesse caso, o conceito de autoridade está relacionado ao poder de dar ordens: autoridade é aquele que manda. Mas quando falamos de argumento de autoridade, a autoridade em questão não é alguém que tem o poder de mandar, mas simplesmente um especialista de reconhecido mérito em dado campo de conhecimento.
O que é argumentação e argumento de autoridade?
Argumento de Autoridade é o nome dado a um recurso argumentativo segundo o qual, ao tomarmos nossas escolhas, as justificamos como fazendo parte do comportamento de outras pessoas importantes.
Como avaliar um argumento de autoridade?
- Em primeiro lugar, para avaliar um argumento de autoridade, é fundamental saber se a suposta autoridade é de fato um especialista ou tem condições de estar bem informada sobre o que diz. Em segundo lugar, ao usar ou acreditar em um argumento de autoridade, é importante verificar se a maioria dos especialistas na área não discorda sobre o assunto.
Como funciona o conceito de autoridade?
- Portanto, argumentos de autoridade funcionam assim: citamos a opinião de um terceiro, especialista no tema que estamos debatendo, para para justificar uma opinião que desejamos defender. É importante notar que o conceito de “autoridade” usado nesse caso é diferente do conceito mais comum de “autoridade”.
Qual é a autoridade do nosso primeiro exemplo?
- O professor David do nosso primeiro exemplo é uma autoridade nesse sentido. Nesse caso, estamos falando de autoridade cognitiva. Muito do que pensamos saber depende do que lemos e ouvimos em livros, na internet, na televisão.
Quando falamos de autoridade?
- Mas quando falamos de argumento de autoridade, a autoridade em questão não é alguém que tem o poder de mandar, mas simplesmente um especialista de reconhecido mérito em dado campo de conhecimento. O professor David do nosso primeiro exemplo é uma autoridade nesse sentido. Nesse caso, estamos falando de autoridade cognitiva.