adplus-dvertising

Qual é a função do apêndice vermiforme?

Índice

Qual é a função do apêndice vermiforme?

Qual é a função do apêndice vermiforme?

Você já deve ter ouvido que o apêndice não serve para nada além de inflamar. Mas a verdade é que este órgão linfático ligado ao intestino grosso tem sua função. Em 2007 cientistas da Universidade Duke, nos EUA, divulgaram que a função do apêndice é fabricar e servir como depósito de bactérias que auxiliam na digestão.

Onde se localiza o apêndice vermiforme?

O apêndice vermiforme corresponde a um divertículo intestinal que nasce do ceco, localizado intraperitonealmente no quadrante inferior direito (QID) do abdome e em região de fossa ilíaca direita.

Em qual quadrante fica o apêndice?

O ceco e o apêndice ficam no quadrante inferior direito do abdômen, por isso, uma apendicite se apresenta tipicamente como uma dor nesta região.

Qual era a função do apêndice antigamente?

O apêndice era considerado um órgão vestigial, ou seja, um vestígio da evolução cuja função havia sido perdida com o tempo – praticamente um fóssil em nosso abdome. Mas, em 2007, cientistas da Universidade Duke, nos EUA, divulgaram que ele fabrica e serve como depósito de bactérias que auxiliam na digestão.

Qual a localização e função do apêndice vermiforme?

Artérias de ceco e apêndice cecal. O apêndice cecal (anteriormente denominado apêndice ileocecal, apêndice vermicular ou apêndice vermiforme) é uma pequena extensão tubular terminada em fundo cego, localizado no ceco, a primeira porção do intestino grosso, e existe em muitos mamíferos.

Onde está localizado o ceco?

O ceco é a primeira parte do intestino grosso. Serve como ligação entre o intestino delgado e o cólon. Entre o íleo (porção final do intestino delgado) e o ceco existe uma válvula, a válvula ileocecal, que impede o refluxo do material que já foi conduzido para o intestino grosso.

O que quer dizer apêndice cecal não caracterizado?

A apendicite é uma inflamação do apêndice cecal, um órgão até pouco tempo considerado rudimentar sem nenhuma função aparente. Fato é que nós podemos viver tranquilamente sem o apêndice cecal sem consequências aparentes.

Qual a principal característica da apendicite?

  • A principal característica da apendicite é o surgimento de dor na região abdominal. Dor abdominal, inicialmente ao centro do abdômen e com o tempo mais intensa em seu lado inferior direito; Perda de apetite. Em alguns casos, o apêndice pode se romper, trazendo um alívio momentâneo das dores.

Como ocorre a apendicite aguda?

  • A apendicite aguda geralmente é desencadeada por uma obstrução da luz (canal ou cavidade) do apêndice. Essa obstrução pode ocorrer pela presença de um fecálito (bolo fecal endurecido no intestino grosso) ou, ainda, por cálculos biliares, corpos estranhos, aumento dos linfonodos, parasitas ou tumores.

Qual o tratamento principal para apendicite?

  • A cirurgia é o tratamento principal para apendicite, pois caso esteja infectado ele pode se romper e causar danos à saúde.

Como é feita a retirada do apêndice?

  • Nos quadros de apendicite é comum a retirada do órgão através de cirurgia e o uso de antibióticos. Após identificação de uma possível apendicite é feito tratamento com antibióticos para que seja realizada a retirada do apêndice.

Postagens relacionadas: