O que significa a teoria do apego?
Índice
- O que significa a teoria do apego?
- Quais as principais contribuições teóricas sobre a teoria do apego?
- Quais são os tipos de apego?
- Em que a teoria de Bowlby se baseia?
- Quais as contribuições da teoria do apego para o processo educacional?
- Que contribuições o estudo da teoria do apego traz para o entendimento do desenvolvimento humano?
- Qual o significado do apego na infância?
- Quando foi apresentada a teoria do apego?
- Quais são os comportamentos de apego da criança?
- Quais fatores influenciam a estimulação do apego?

O que significa a teoria do apego?
A teoria do apego é a teoria que trata dos relacionamentos entre as pessoas, e tenta descrever como ocorre essa conexão, apontando que o apego seja algo inato do ser humano.
Quais as principais contribuições teóricas sobre a teoria do apego?
O estudo de Mary Ainsworth (1963) sobre o apego investigou fatores determinantes da proximidade-intimidade expressa no comportamento de interação de crianças com suas mães. Após a publicação do seu estudo, realizado em Uganda, houve uma grande colaboração intelectual entre Ainsworth e Bowlby.
Quais são os tipos de apego?
Quatro estilos de apego foram identificados em adultos: seguro, preocupado-ansioso, desapegado-evitativo e assustado-evitativo.
Em que a teoria de Bowlby se baseia?
A Teoria do Apego (TA), desenvolvida pelo trabalho de John Bowlby e contribuiçoes de Mary Ainsworth, baseia-se de modo geral no pressuposto de que o apego é biologicamente motivado como uma busca por conforto e segurança1,2 e que ele é estruturado por meio da formaçao dos modelos operantes internos, representaçoes ...
Quais as contribuições da teoria do apego para o processo educacional?
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO APEGO NA CONSTRUÇÃO DOS VÍNCULOS AFETIVOS. ... A criança vai desenvolvendo comportamentos de apego para conseguir ter e manter a proximidade com sua figura de referência como, por exemplo, chorar, balbuciar, gritar, sorrir, agarrar-se.
Que contribuições o estudo da teoria do apego traz para o entendimento do desenvolvimento humano?
Segundo a teoria do apego, a criança se vincula instintivamente a quem cuide dela, com a finalidade de sobreviver, dependendo disso seu desenvolvimento físico, social e emocional.
Qual o significado do apego na infância?
- Dentro da teoria, apego significa um vínculo afetivo ou ligação entre um indivíduo e uma figura de apego (comumente um cuidador). Estes laços podem ser recíprocos entre dois adultos, mas entre uma criança e um cuidador são baseados nas necessidades de segurança e proteção da criança, fundamentais na infância.
Quando foi apresentada a teoria do apego?
- A teoria do apego foi finalmente apresentada em 1969 em "Apego", o primeiro volume da trilogia "Apego e Perda". O segundo e o terceiro volume, "Separação: Ansiedade e Raiva" e "Perda: Tristeza e Depressão" foram apresentados em 19 respectivamente. "Apego" foi revisto em 1982 para incorporar pesquisa posterior.
Quais são os comportamentos de apego da criança?
- Ansiedade, medo, doença e fadiga causarão a uma criança o aumento dos comportamentos de apego. Após o segundo ano, quando a criança começa a enxergar o cuidador como uma pessoa independente, é formada uma parceria corrigida por objetivos mais complexa.
Quais fatores influenciam a estimulação do apego?
- J. Bowlby () distinguiu dois tipos de fatores que podem interferir na ativação do sistema de comportamento do apego: aqueles relacionados às condições físicas e temperamentais da criança, e os relacionados às condições do ambiente. A interação desses dois fatores é complexa e depende, de certa forma, da estimulação do sistema de apego.