O que é o amor segundo Freud?
Índice
- O que é o amor segundo Freud?
- Porque a psicanálise e A cura pelo amor?
- O quê Jung fala sobre o amor?
- Porque o amor cura?
- Qual é o dia do psicanalista?
- Como Freud se preocupou com o desenvolvimento da sexualidade?
- Qual o ponto de vista de Platão e de Freud?
- Qual a preocupação do autor sobre a psicologia do amor?
- Por que o amor é loucura?

O que é o amor segundo Freud?
Para Freud, o termo 'amor' é reservado para o movimento do eu na direção do objeto para além da relação de puro prazer. Ou seja, ainda que portando a marca do pulsional (sexual), o amor a ultrapassa. ... Na obra freudiana, o amor é, a princípio, situado do lado da pulsão sexual, enraizando-se no narcisismo primário.
Porque a psicanálise e A cura pelo amor?
Podemos dizer que uma experiência analítica não acontece sem a transferência. Trata-se de um conceito fundamental, extraído por Freud a partir de suas observações a respeito do tratamento analítico, que caminha, passo a passo, sob a égide da dimensão do amor.
O quê Jung fala sobre o amor?
Jung tem uma visão sobre o amor que se difere daquele amor passional, romântico que escutamos geralmente. Mas é um amor como forma de Eros, um sentimento profundo que nos faz confrontar com nós mesmos e a partir dele, podemos amadurecer e assim ampliar nossa consciência.
Porque o amor cura?
O amor é capaz de curar tristezas, aflições, angústias e afastar medos que podem nos travar e impedir de viver plenamente. Se você ama alguém que está passando por um período difícil, diga a essa pessoa o quanto ela é importante e como você estará sempre disponível para apoiá-la.
Qual é o dia do psicanalista?
Dia do aniversário de Freud / Dia do Psicanalista. Dia .
Como Freud se preocupou com o desenvolvimento da sexualidade?
- Freud muito se preocupou com o desenvolvimento da sexualidade, uma vez que “muito antes da puberdade já está completamente desenvolvida na criança a capacidade de amar” (FREUD, , p. 125). Tal passagem aponta para a questão de que o autor não pensava o fenômeno amoroso como S S 83 2013161
Qual o ponto de vista de Platão e de Freud?
- No entanto, F. M. Cornford considera que os pontos de vista de Platão e de Freud são "diametralmente opostos" em relação ao eros. Em Platão, o eros é uma energia espiritual inicialmente, que então "cai" para baixo; enquanto em Freud eros é uma energia física que é "sublimada" para cima.
Qual a preocupação do autor sobre a psicologia do amor?
- Sabemos que esta é uma preocupação do autor, tanto que no período de 19 escreve suas Contribuições à psicologia do amor I, II e III.
Por que o amor é loucura?
- O amor é cura, mas também é loucura! Devemos começar a amar a fim de não adoecermos e estamos destinados a cair doentes se, em consequência de frustrações, formos incapazes de amar. Precisamos amar para não adoecer. As neuroses são determinadas pela história de amor do indivíduo.