adplus-dvertising

Como usar ácido nítrico?

Índice

Como usar ácido nítrico?

Como usar ácido nítrico?

Ele é muito utilizado na fabricação de explosivos (nitroglicerina ou dinamite, trinitrotolueno ou TNT e trinitrocelulose ou algodão-pólvora). Também é usado na fabricação de salitre (NaNO 3 e KNO 3), para produzir fertilizantes agrícolas, como o NH 4NO 3, e pólvora negra.

Quais metais não reagem com ácido Sulfurico?

Ácido sulfúrico concentrado quente oxida não metais como o carbono (como por exemplo carvão betuminoso) e enxofre.

Como organizar reagentes químicos no laboratório?

Deve-se guardar no laboratório somente quantidades mínimas de produtos químicos. Em se tratando de reagentes líquido, manter 1 ou 2 litros no máximo. Para sais não perigosos 1 Kg e para sais reativos ou tóxicos limitar-se a algumas gramas. Quantidades maiores devem ser estocadas apropriadamente no almoxarifado.

Onde o ácido nítrico é usado?

O ácido nítrico é um ácido forte que se encontra na Natureza na forma de sais (nitratos) e apresenta a fórmula HNO3. O ácido nítrico é um forte oxidante que ataca quase todos os metais. Pela sua capacidade de separar o ouro da prata mediante dissolução desta, foi outrora conhecido por água-forte.

O que neutraliza o ácido nítrico?

Ajustar o pH. Ácidos (clorídrico, sulfúrico, nítrico, acético, perclórico, ácidos sólidos, etc.): neutralizar com uma base (é sugerido o emprego de uma mistura de bicarbonato de sódio + carbonato de cálcio), acertar o pH entre 5,0 e 8,0 (verificar com papel indicador), descartar o sobrenadante na pia sob água corrente.

Quais metais reagem com ácido?

Os metais chamados de não nobres, isto é, aqueles que aparecem na fila de reatividade dos metais à esquerda do H, reagem com substâncias de caráter ácido. Isso ocorre porque são mais reativos que o hidrogênio e, assim, deslocam o hidrogênio dos ácidos, formando o cátion H+ ou H3O+.

Qual é o principal gás liberado em reações entre ácidos e metais?

Uma reação fácil de ser observada com a maioria dos metais é a que ocorre entre eles e os ácidos, liberando gás hidrogênio. Porém, alguns metais também têm a capacidade de reagir com água e com bases para formar esse gás.

Postagens relacionadas: