adplus-dvertising

O que é amor platônico para Platão?

Índice

O que é amor platônico para Platão?

O que é amor platônico para Platão?

Platão fala em “amor ao belo” e não se refere apenas ao amor entre duas pessoas, como o termo está associado hoje. ... Ou seja, amor platônico é aquele que nos impulsiona a ir além do sensível, a elevar a alma em busca da verdade – por isso que, para Platão, o filósofo é um ser apaixonado.

O que Aristotelis fala sobre o amor?

A segunda definição é o amor Filos. Esse é defendido por Aristóteles como um amor vinculado à ideia de alegria. Amar alguém é sentir-se alegre com a pessoa que você divide a vida e os sentimentos. Significa que o amor só existe quando faz o casal feliz.

Qual é o amor platônico?

  • O amor platônico é conhecido como um amor impossível ou um amor não correspondido. Ele é entendido como um amor à distância, que não tem aproximação e nem toque, e é perfeito, sem defeitos, repleto de fantasias e idealizações.

Qual a concepção do amor de Platão?

  • Platão definia o amor como o afeto que existia entre Sócrates e seus discípulos, e só ganhou uma nova concepção com Sir William Davenant, que publicou em 1636 a obra Platonic Lovers, em que baseou-se na concepção de amor da obra O Banquete, de Platão. Por ele, o amor era visto como a raiz de todas as virtudes e da verdade.

Por que o amor platônico foi entendido como amor inalcançável?

  • Por que o amor platônico foi entendido como um amor inalcançável? A expressão “amor platônico” foi usada pela primeira vez por Marsilio Ficino no século XV. O uso foi feito a partir do conceito de que o amor platônico era um amor concentrado na beleza do caráter da pessoa, na sua inteligência, e não na aparência física.

Qual o significado do termo “platônico”?

  • O termo “platônico” foi utilizado em sua obra “O Banquete” no século IV a.C. onde o filósofo discorre sobre as diferentes maneiras de entender e praticar o amor. Hoje o significado mais comum da palavra não tem relação com a definição de Platão. O amor platônico é conhecido como um amor impossível ou um amor não correspondido.

Postagens relacionadas: