O que é amor para Lacan?

O que é amor para Lacan?
Lacan: “O amor é dar o que não se tem a alguém que não o quer”. Lacan também disse mais ou menos o seguinte: o eu não se adapta à realidade, o eu adapta a realidade a ele. ...
O que é o desejo em Lacan?
Lacan, em seu seminário proferido em 1964, declara: “Não há meio de me seguir sem passar por meus significantes…” (pg. Um desejo pode ser suscitado pela proibição. ... Em Freud, o desejo, que é inconsciente, é designado pelo vocábulo alemão Wunsch, cuja tradução é anelo, aspiração.
O que é demanda de amor?
Poderíamos dizer que a demanda de amor é uma demanda por se ocupar o lugar do desejo do Outro, ou seja, o lugar do falo. No entanto, e isso é o que caracteriza a estrutura neurótica, há um outro falo que é desejado pelo Outro (materno), o falo rival que é o pai.
O que o outro quer de mim Lacan?
"Eu quero o que o outro quer" querendo dizer "eu quero porque é o outro quem quer". O que me faz falta é aquilo que falta ao outro. ... E quando é o outro que o tem é porque ele me pertence (Lacan, /1985, p. 71).
O que falta a um não é o que existe no outro aí está todo o problema do amor?
O que falta a um não é o que existe, escondido, no outro. Aí está todo o problema do amor" (Lacan, 1992/160-61, p. 46). Trata-se do fato de que todo aquele que o vivencia é capturado por essa hiância.