adplus-dvertising

O que era o amor para Platão?

Índice

O que era o amor para Platão?

O que era o amor para Platão?

Para o filósofo grego Platão, o amor era algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O amor seria um agente de transformação e ordenação do mundo.

Em qual obra Platão discute sobre o amor?

No Banquete, Platão reúne grande variedade de recursos e estilos literários revelando as diversas faces e falas do amor. A concepção platônica do amor no Banquete começa com a moderação dos discursos sóbrios para encerrar na selvageria do amor/paixão de Alcebíades.

Como Platão traz a ideia de Eros para pensar o amor?

Por ela, Platão argumenta que o eros é inicialmente sentido por uma pessoa, mas, com a contemplação, pode se tornar uma apreciação da beleza dentro dessa pessoa, ou mesmo uma apreciação da própria beleza no sentido ideal. Como Platão expressa, o eros pode ajudar a alma a "lembrar" a beleza em sua forma pura.

O que é o amor para Aristóteles?

Esse é defendido por Aristóteles como um amor vinculado à ideia de alegria. Amar alguém é sentir-se alegre com a pessoa que você divide a vida e os sentimentos. Significa que o amor só existe quando faz o casal feliz. ... Amar alguém é ter uma atitude de amor com o outro sem esperar nada em troca.

O que é o amor para pausanias?

O amor em Pausânias é duplo por nature- za, cindido, não pode ser uno, num contínuo, sempre o mesmo; ele é duplica- do, dividido, assimétrico, por natureza.

Postagens relacionadas: