Como é calculada a TUSD?

Como é calculada a TUSD?
Já a TUSD é o serviço que a distribuidora da sua cidade presta ao trazer energia para a sua empresa ou pela sua casa, através dos postes. Sendo assim, se você consumir 200 KWh no mês, você vai encontrar a sua conta assim: TE – 200 KWh multiplicados pela tarifa. TUSD – 200 KWh multiplicados pela tarifa.
Por que o consumidor paga pela conta de energia?
- Quando a conta de energia chega ao consumidor, ele paga pela compra da energia (custos do gerador), pela transmissão (custos da transmissora) e pela distribuição (serviços prestados pela distribuidora), além de encargos setoriais e tributos. Os encargos setoriais e os tributos não são criados pela ANEEL e, sim, instituídos por leis.
Qual a tarifa de uso da transmissão de energia elétrica?
- Enquanto a TUST é Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão de Energia Elétrica, a TUSD consiste na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição de Energia Elétrica. Esses valores são uma contrapartida pelos serviços de disponibilização do uso das redes de transmissão e distribuição de energia elétrica.
Como é cobrado o fornecimento de energia?
- Sendo assim, o consumo é cobrado pela soma das tarifas – TE e TUSD – aos tributos que incidem sobre cada tipo de contrato, tais como PIS, COFINS e ICMS. O sistema de fornecimento de energia é composto por três partes: geração, transmissão e distribuição.
Qual o imposto sobre o fornecimento de energia elétrica?
- O fornecimento de energia elétrica se sujeita à incidência do ICMS, imposto sobre circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte intermunicipal, interestadual e de comunicação, de competência dos Estados e do Distrito Federal.