Em que consiste o aceite da letra de câmbio?
Índice
- Em que consiste o aceite da letra de câmbio?
- Como pode ser o vencimento da letra de câmbio?
- Quem é o portador da letra de câmbio?
- Qual a consequência da recusa do aceite do sacado na letra de câmbio?
- Quais as espécies de letra de câmbio?
- Qual é a letra de câmbio?
- Como o devedor aceita a letra de câmbio?
- Quais são os intervenientes na letra de câmbio?
- Qual o prazo de vencimento da letra de câmbio?

Em que consiste o aceite da letra de câmbio?
Aceite é a declaração pela qual o sacado se compromete a realizar o pagamento da soma indicada na letra de câmbio, dentro do prazo especificado, tornando-se, assim, responsável direto pela execução de obrigação incondicional.
Como pode ser o vencimento da letra de câmbio?
A Lei Uniforme estabelece quatro modalidades de vencimento da letra de câmbio: à vista; -a certo termo de vista; -a certo termo da data; -a dia certo. apresentação para efetuar seu pagamento. Neste caso não se concebe o aceite, que é inútil por hipótese.
Quem é o portador da letra de câmbio?
É um título de crédito em que o sacador (emitente) dá ao sacado (aceitante) ordem de pagar ao tomador (beneficiário) determinada quantia, no tempo e no lugar fixados na cambial.
Qual a consequência da recusa do aceite do sacado na letra de câmbio?
Observação: Apenas a Duplicata e a Letra de Câmbio necessitam de aceite para constituir o sacado em devedor. A recusa do aceite, total ou parcial, provoca o vencimento antecipado do título.
Quais as espécies de letra de câmbio?
A letra pode ser ao portador e também pode ser emitida por ordem e conta de terceiro. O sacador pode designar-se como tomador. A assinatura do próprio punho do sacador ou do mandatário especial.
Qual é a letra de câmbio?
- A letra de câmbio é uma ordem de pagamento dada pelo emissor do título, também chamado de sacador, a determinada pessoa, denominada sacado, para que pague a importância do crédito, no prazo determinado, ao beneficiário indicado no título, denominado tomador.
Como o devedor aceita a letra de câmbio?
- Com a emissão da letra de câmbio através do saque, o credor (sacador) garantiu que o devedor (sacado) aceitaria a letra e pagaria ao tomador, ou seja, responsabilizou-se por que existisse um aceitante que pagasse o valor total da letra na data de vencimento.
Quais são os intervenientes na letra de câmbio?
- Na letra de câmbio os intervenientes possuem, no título, funções diversas: SACADOR, SUBSCRITOR ou EMITENTE - é aquele que dá a ordem, aquele que cria e emite a letra, dando a ordem de pagamento - é também denominado credor. SACADO ou DEVEDOR - é aquele a quem a ordem é dada, contra quem a ordem é dirigida.
Qual o prazo de vencimento da letra de câmbio?
- Para o exercício do direito de cobrança dos valores constantes da letra de câmbio através da ação de execução, a Lei Uniforme fixou os seguintes prazos prescricionais: a) 3 anos a contar da data do vencimento da letra de câmbio, para o exercício do direito de crédito contra o devedor principal e seu avalista;