O que pode ser abdome agudo?

O que pode ser abdome agudo?
O termo Abdome Agudo pode ser definido como um processo intra-abdominal causando dor severa e, frequentemente, requerendo intervenção cirúrgica de emergência.
Qual a causa mais comum de abdome agudo obstrutivo?
Em adultos as causas de maior frequência são as aderências, hérnias e doença de crohn, enquanto nos idosos deve-se pensar em neoplasias, diverticulites e fecalomas. Obstruções em alça fechada, embora de menor frequência, apresentam mortalidade maior, chegando a 35 % dos casos, em consequência da compressão vascular.
Quais são os sintomas do abdome agudo 1?
- De maneira geral, o abdome agudo 1 envolve um de cinco quadros clínicos: Abdome agudo 1 inflamatório ou infeccioso: dor leve e imprecisa que piora com o tempo e se torna progressivamente mais localizada. Abdome agudo 1 obstrutivo: dor em cólica e vômitos 5.
Quais são os tipos de Abdome Agudo traumático?
- Os tipos de Abdome Agudo não Traumático são: AA inflamatório; AA perfurativo; AA obstrutivo; AA vascular / isquêmico; AA hemorrágico.
Qual a causa do abdômen obstrutivo?
- Obstrutivo: dor em cólica, geralmente periumbilical. Associadamente surgem náuseas, vômitos, distensão abdominal, parada da eliminação de flatos e fezes. Acontece na oclusão mecânica por bridas/aderências, hérnias, neoplasias e invaginação. Brida é a principal causa de abdome agudo obstrutivo, especialmente em pacientes com histórico de cirurgia.
Quais são as causas do abdome agudo vascular?
- As causas oclusivas são as principais de abdome agudo vascular e são: Embolia de Artéria Mesentérica Superior; Trombose de Artéria Mesentérica Superior; Trombose de Veia Mesentérica Superior; Hérnia Interna que torceu pedículo vascular e levou isquemia. Já entre as causas não oclusivas temos: Insuficiência cardíaca; Choque medular.