O que é acolhimento psicossocial?

O que é acolhimento psicossocial?
Intervenção que acolhe a pessoa no exato momento de sua necessidade. Atendimento em crise, não sendo necessário agendamento prévio. É um tipo de intervenção que acolhe a pessoa no exato momento de sua necessidade, ajudando-a a lidar melhor com seus recursos e limites pessoais.
Qual o perfil do paciente atendido pelo CAPS?
Para atender à população com transtornos mentais surgem os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, como um serviço de referência no atendimento e tratamento, prioritariamente, às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e, às pessoas com sofrimento ou transtorno mental em geral, incluindo aquelas com ...
Quem pode fazer triagem no CAPS?
O primeiro atendimento no CAPS é uma triagem realizada pelo profissional de referência que pode ser enfermeiro, assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo ou médico.
Como o CAPS é acolhido?
- O usuário que procura o CAPS é acolhido e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular específico para as suas necessidades e demandas.
Como funciona o CAPS?
- O Caps I realiza um serviço aberto para atendimento diário de adultos com transtornos mentais severos e persistentes em municípios entre 20 mil e 70 mil habitantes, CAPS II atende a mesma clientela em municípios com mais de 70 mil habitantes e o CAPS III realiza um serviço aberto diário e noturno durante os sete dias da semana em cidades maiores.
Qual o tipo de atendimento realizado pelos CAPS?
- O tipo de atendimento realizado pelos CAPS tem perspectiva do modelo de saúde ampliada, abandonando a visão de saúde como ausência de doença, na qual a atenção à saúde se voltava para um modelo biomédico, ou curativista, ou positivista.
Qual a legislação aplicável aos Caps?
- Normas aplicáveis aos CAPS: Portaria GM 336, de 19 de fevereiro de 2002, Portaria SAS 189, de 20 de março de 2002 e Portaria GM 1455, de 31 de julho de 2003. Glossário: Explicação Rápida de Palavras Muito Usadas na Área de Saúde Mental.