Qual o valor do abono de férias?
Índice
- Qual o valor do abono de férias?
- Quando deverá ser requerido o abono de férias?
- O que significa abono antes gozo de férias?
- Como funciona o abono pecuniário?
- Quando é facultado o abono de férias?
- Quem é o abono pecuniário de férias?
- Quando deve ser imposto o abono às férias?
- Como calcular o abono de férias?

Qual o valor do abono de férias?
O valor do abono pecuniário é equivalente a 1/3 das férias do empregado. Ou seja, em um descanso de 30 dias, ele goza 20 dias, que serão pagos com o adicional de 1/3, mas receberá o abono correspondente aos 10 dias vendidos.
Quando deverá ser requerido o abono de férias?
Qual o prazo para solicitar o abono? De acordo com o parágrafo 1° do artigo 143, o pedido de abono de férias deve ser feito em até 15 dias antes do término do período aquisitivo do colaborador.
O que significa abono antes gozo de férias?
Abono pecuniário é a conversão em dinheiro de 1/3 (um terço) dos dias de férias a que o empregado tem direito. É uma opção ao empregado, independente da concordância do empregador, desde que requerido no prazo estabelecido na legislação trabalhista.
Como funciona o abono pecuniário?
O abono pecuniário é quando um empregado vende as suas férias (especificamente um terço delas) ao seu contratante para receber uma quantia em dinheiro. Trinta dias de férias por ano são um direito trabalhista que todo funcionário pode ter após completar um ano de trabalho.
Quando é facultado o abono de férias?
- Art. 143 – É facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes. 1º – O abono de férias deverá ser requerido até 15 (quinze) dias antes do término do período aquisitivo.
Quem é o abono pecuniário de férias?
- A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) dita que o empregado é quem decide se quer ou não gozar de abono pecuniário de férias. Cabe à empresa acatar o desejo do colaborador quando a solicitação for feita dentro do prazo legal. Como vimos, o abono pecuniário é um direito trabalhista garantido aos empregados.
Quando deve ser imposto o abono às férias?
- Portanto, o abono não pode ser imposto pelo departamento de Recursos Humanos, caso contrário, o trabalhador terá direito às férias em dobro devido à irregularidade na concessão do período. Para que o empregado possa vender as férias, ele deve apresentar o requerimento até 15 dias antes do término do seu período aquisitivo.
Como calcular o abono de férias?
- Porém, existe uma fórmula que é mais utilizada pelos contadores, sendo esta a que usaremos para exemplificar como calcular o abono de férias. No exemplo que segue, inicia-se com o cálculo de férias. Considere que o colaborador da empresa recebe, por mês, R$ 3.000 e tem direito a 30 dias de férias, mas terá 20 dias de recesso e 10 em abono.