Como utilizar a plataforma Moodle?
Índice
- Como utilizar a plataforma Moodle?
- Em quais formatos a plataforma Moodle pode ser configurada?
- Como utilizar o Moodle na escola?
- Como fazer login no Moodle?
- Quando criamos um curso disciplina no Moodle qual o formato de curso layout da página do curso é criado como padrão?
- Qual é o recurso mais adequado para disponibilizar uma grande quantidade de páginas de conteúdo de forma organizada?
- Como usar o Moodle Utfpr?
- Quais são os utilizadores da plataforma Moodle?
- Quais são os módulos do Moodle?
- Como fazer a instalação do Moodle?
- Quais são as extensões do Moodle?
Como utilizar a plataforma Moodle?
Através da plataforma, o aluno terá acesso, com uso de uma senha pessoal, aos conteúdos disponibilizados pelos professores, além de postar atividades, debater o tema em fóruns de discussão, tirar suas dúvidas via mensagens, entre outros recursos. O Moodle pode ser acessado em qualquer computador com Internet.
Em quais formatos a plataforma Moodle pode ser configurada?
Formato: Existem quatro formatos de curso por padrão no Moodle, são eles:
- Formato atividade única - Para mostrar apenas uma atividade ou recurso (como um Quiz ou um pacote SCORM) na página do curso.
- Formato Social - Este formato é articulado em torno de um fórum principal que corresponde à página principal do curso.
Como utilizar o Moodle na escola?
O primeiro passo para usar o Moodle é ter um cadastro na instituição de ensino em questão. Na maior parte dos casos, a plataforma é usada como um sistema de apoio às disciplinas da universidade ou centro educacional, então, é preciso ser um aluno matriculado na instituição para ter acesso aos materiais.
Como fazer login no Moodle?
Como acessar o Moodle?
- 2 – No campo “Nome de usuário”, digite o seu CPF sem os pontos e sem hífen; Figura 1.1 – Página inicial do Moodle. ...
- Figura 1.2 – Tela de Acesso. 3 – No campo “Senha”, digite a senha que você recebeu por e-mail para realizar o acesso ao CAED Virtual. ...
- Figura 1.3. ...
- Figura 1.4.
Quando criamos um curso disciplina no Moodle qual o formato de curso layout da página do curso é criado como padrão?
Formato Tópicos - Este é o formato padrão do Moodle. É muito parecido com o formato semanal, mas as unidades lógicas são assuntos ou temas.
Qual é o recurso mais adequado para disponibilizar uma grande quantidade de páginas de conteúdo de forma organizada?
O recurso Livro tem por objetivo disponibilizar materiais, podendo ser apresentado em várias páginas, podendo ter capítulos e subcapítulos. Livros podem conter tanto arquivos de mídia como textos e são úteis para exibir grande quantidade de informação que pode ficar organizada em seções.
Como usar o Moodle Utfpr?
ACESSE: https://moodle.utfpr.edu.br/> As credenciais para acesso são as mesmas. Será mantido um backup do estado atual do servidor local até dezembro de 2020.
Quais são os utilizadores da plataforma Moodle?
- A plataforma Moodle considera essencialmente três tipos de utilizadores: os professores ou tutores, os alunos e os administradores. Os professores ou tutores podem fazer qualquer coisa dentro de uma disciplina, incluindo alteração das actividades e avaliação dos alunos. Podem aceder aos conteúdos dos cursos em que se encontram inscritos.
Quais são os módulos do Moodle?
- Imagem:Menu-adm.png Módulos: Estruturas um pouco mais complexas do que os blocos, é onde se concentram a maioria dos recursos extras do Moodle. Alguns módulos são contidos na instalação padrão do Moodle, como por exemplo Fórum, Lição, Questionário e Tarefa.
Como fazer a instalação do Moodle?
- Por questões de permissão, a base de dados e o usuário com acesso pode ter que ser criado antes do início da instalação, a critério do administrador do servidor. Para instalação, o primeiro passo é fazer o download do sistema, a partir do site www.moodle.org. Existem duas opções de download, a versão estável e a semanal.
Quais são as extensões do Moodle?
- Também deve ser informado um prefixo que será comum a todas as tabelas criadas pelo moodle. Em seguida são informadas ao usuário as extensões do php necessárias, configurações do banco de dados, versões de aplicativos, dentre outros detalhes. Caso alguma coisa não esteja correta, o usuário é informado do problema que isso pode gerar.