adplus-dvertising

Qual significado TEP?

Índice

Qual significado TEP?

Qual significado TEP?

A tromboembolia pulmonar (TEP) aguda é uma das principais causas de emergência cardiovascular e, em cerca de 25% dos casos, a manifestação clínica inicial é a morte súbita.

Fez um TEP?

A pessoa com TEP sente uma súbita falta de ar. Pode sentir também dor e chiado no peito, respiração rápida e tosse, que pode vir acompanhada de escarro com sangue; dor, palidez e formigamento. Sintomas que indicam que há um trombo nas pernas, também podem estar presentes.

Qual exame detecta trombose pulmonar?

Relatos prévios de trombose e episódios embólicos são fortes indícios para quadro de tromboembolismo. Sendo assim, para confirmar as suspeitas, o médico pode solicitar exames de sangue, cardiológicos (eletrocardiograma e ecocardiograma) e imagens do tórax (cintilografia, tomografia e ressonância magnética).

Quais são os principais tipos relacionados com o TEP?

  • Os principais tipos relacionados com o TEP são: neoplasia de pulmão, pâncreas e rins. A síndrome nefrótica também predispõe o paciente a ter eventos trombóticos! Lembram da fisiopatologia de perda da antitrombina III? Existem inúmeros outros fatores que também podem aumentar o risco do paciente, procurei trazer os principais aqui!

Por que o TEP acontece?

  • Por que o TEP acontece? O pontapé inicial que pode originar um TEP é um estado pró-coagulante. O sistema de coagulação é extremamente necessário para a manutenção da vida, já que ele impede que lesões simples originem hemorragias profusas levando a choque e consequentemente morte.

Quais são os sinais e sintomas de TEP?

  • Os sinais e sintomas de TEP são muito inespecíficos, logo, o que nos ajuda na conduta diagnóstica são os escores de probabilidade pré teste! Entretanto, há um achado que SEMPRE deve levantar suspeita de TEP: DISPNEIA SÚBITA! Antes de tudo, devemos reunir duas coisas: sinais e sintomas e fatores de risco.

Quais são os possíveis diagnósticos de TEP?

  • Ele é muito útil para avaliar os possíveis diagnósticos diferenciais de TEP, como pneumonias, derrames pleurais e congestão pulmonar. Achados inespecíficos são podem ser vistos em alguns casos: atelectasias laminares, aumento da área cardíaca (direita)]

Postagens relacionadas: