Qual a diferença do simples para o super simples?
Índice
- Qual a diferença do simples para o super simples?
- O que é o Super Simples Como funciona?
- Como faço para obter o Super Simples?
- Como funciona simples?
- Como saber em qual anexo do Simples a empresa se encaixa?
- Qual o melhor MEI ou Simples?
- Quais os tipos de empresas que fazem parte do Super Simples ou Simples Nacional?
- Qual é o Super Simples Nacional?
- Qual era a alíquota do simples?
- Quando você pode optar pelo Simples Nacional?
- Qual é o novo componente do Simples Nacional?

Qual a diferença do simples para o super simples?
O Super Simples ou Simples Nacional é uma Lei Complementar que institui a partir de 07 o Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte. ... O Super Simples unifica vários impostos, até então recolhidos separadamente por essas empresas e os reduz sobremaneira na maioria dos casos.
O que é o Super Simples Como funciona?
O Super Simples é um regime de tributação destinado a empresas de médio e pequeno porte. Sua grande característica é simplificar o recolhimento de tributos, tornando a gestão empresarial menos complexa. Ele está em vigor desde 2007 e faz a unificação de diversos impostos.
Como faço para obter o Super Simples?
Antes, só as micro e pequenas empresas podiam se beneficiar do Supersimples”, resume Costa. Para se enquadrar neste regime, o empreendedor só pode ter uma receita anual bruta de, no máximo, 60 mil reais, ou seja, 5 mil reais por mês.
Como funciona simples?
O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Abrange a participação de todos os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).
Como saber em qual anexo do Simples a empresa se encaixa?
Atualmente, o Simples Nacional está dividido em 5 anexos:
- Anexo I: comércios;
- Anexo II: indústrias;
- Anexo III: prestadores de serviço;
- Anexo IV: prestadores de serviço;
- Anexo V: prestadores de serviço.
Qual o melhor MEI ou Simples?
Se você não der conta de fazer tudo sozinho e achar que apenas um colaborador já é suficiente para não te sobrecarregar e aumentar a produtividade, então opte pelo MEI. Mas se for necessário mais de um colaborador, então o Simples Nacional é a melhor opção.
Quais os tipos de empresas que fazem parte do Super Simples ou Simples Nacional?
O que é o Super Simples?
- Microempreendedor Individual – MEI;
- Microempresa – ME;
- Empresa de Pequeno Porte – EPP.
Qual é o Super Simples Nacional?
- O chamado Super Simples, ou como também é conhecido, o Simples Nacional, é o nome dado à legislação que define as regras tributárias simplificadas para empresas de pequeno porte, tais como: 1 Microempreendedor Individual - MEI 2 Microempresa - ME 3 Empresa de Pequeno Porte - EPP More ...
Qual era a alíquota do simples?
- Antes do Simples, pequenos negócios pagavam impostos federais, estaduais e municipais por meio de guias e datas separadas. As alíquotas eram também menos favoráveis, por vezes proporcionais às aplicadas a grandes empresas. Esse regime deu fôlego a empreendedores de diversos setores, que até então aderiam ao Lucro Presumido ou Lucro Real.
Quando você pode optar pelo Simples Nacional?
- A opção pelo Simples Nacional pode ser feita a qualquer momento, quando da abertura da empresa, ou no primeiro mês de cada ano, para negócios que desejam alterar o enquadramento tributário. É altamente recomendável que não dê esse passo sem falar com um contador. NFSe e NFCe conectado ao seu financeiro.
Qual é o novo componente do Simples Nacional?
- As mais recentes mudanças no Simples Nacional trouxeram um novo componente ao cálculo dos impostos. É o Fator R, que é utilizado para determinar se uma empresa deve ser enquadrada no Anexo III ou no Anexo V. Para tanto, FP é a folha de pagamento dos últimos 12 meses, enquanto RB é a Receita Bruta também dos últimos 12 meses.