adplus-dvertising

Como funciona o sistema Scada?

Índice

Como funciona o sistema Scada?

Como funciona o sistema Scada?

Trata-se de um sistema de monitoramento, supervisão e controle de variáveis a partir de um software. Na prática, ele serve para acompanhar e intervir em processos que vão desde a produção de bens de consumo, até a prestação de serviços. Ele coleta os dados, os visualiza e supervisiona através de mecanismos específicos.

O que é um sistema supervisório?

Os sistemas supervisórios são softwares que têm por finalidade monitorar dados importantes em um processo produtivo dentro de uma instalação fabril. E tudo isso de forma autônoma. Os supervisórios obtêm e organizam as variáveis relevantes adquiridas do processo produtivo.

Qual a diferença entre SCADA e sistema supervisório?

O que é um sistema SCADA? Focado na técnica, Supervisory Control And Data Aquisition – SCADA, ou simplesmente supervisório, é um sistema de software cujo objetivo é controlar e supervisionar sistemas industriais através da aquisição de dados do sistema e envio de comandos, de forma não automática, para o sistema.

O que você entende por sistema supervisório e como ele funciona?

O que é o sistema supervisório? Trata-se de um programa computacional voltado para a aquisição, supervisão, e controle de dados industriais, pensado a partir de um novo conceito de sistemas de gerenciamento.

Como se comunica um sistema supervisório com o CLP?

A comunicação entre o CLP e o sistema supervisório SCADA será feita utilizando a comunicação OPC que é baseada em ethernet. Os sistemas SCADA normalmente podem ter diversos drivers de comunicação para integração com diferentes fabricantes.

Quais são as funções básicas dos sistemas supervisórios?

Um sistema supervisório permite que sejam monitoradas e rastreadas informações de um processo produtivo ou instalação física. Tais informações são coletadas através de equipamentos de aquisição de dados e, em seguida, manipulados, analisados, armazenados e, posteriormente, apresentados ao usuário.

Postagens relacionadas: