O que é o Sistema Financeiro imobiliário?
Índice
- O que é o Sistema Financeiro imobiliário?
- O que significa a sigla SFI?
- Quem se enquadra no SFH?
- Quem faz parte do Sistema Financeiro Imobiliário?
- Quais os objetivos do SFI?
- Quais são as vantagens do SFI?
- Como é direcionada a atividade do SFI?
- Quais são as regras do SFH?
- Qual a diferença entre o SFH e o FGTS?

O que é o Sistema Financeiro imobiliário?
O SFI – Sistema Financeiro Imobiliário, regulamentado pela lei 9514/97, onde se têm acesso a financiamentos feitos com recursos dos próprios bancos, destinados normalmente à classe média e alta, para compra de primeiro imóvel, segundo imóvel ou até imóveis comerciais.
O que significa a sigla SFI?
A sigla SFI vem do termo Sistema de Financiamento Imobiliário, um novo sistema de financiamento de imóveis que foi criado em 1997, pela Lei 9.514. O sistema foi criado para abranger todos os outros tipos de imóveis que não se encaixam no SFH (Sistema Financeiro de Habitação).
Quem se enquadra no SFH?
O valor máximo de um imóvel que se enquadra no SFH é de R$1,5 milhão. ... Ele deve estar registrado no Cartório de Registro de Imóveis, ser residencial e urbano, estar localizado na região onde o contratante reside ou trabalha (há pelo menos um ano).
Quem faz parte do Sistema Financeiro Imobiliário?
Com o objetivo de prolongar o prazo de quitação das parcelas, o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) foram criados inicialmente para famílias de baixa renda. Hoje, os sistemas são usados por pessoas de todas as classes sociais.
Quais os objetivos do SFI?
Ele tem como objetivo facilitar a aquisição da casa própria e é voltado principalmente a população de baixa renda.
Quais são as vantagens do SFI?
- Já no SFI, os recursos que possibilitam o financiamento de imóveis vêm de investidores do setor imobiliário, como bancos e financeiras. Quais as vantagens do SFI? A primeira vista, o SFH parece oferecer opções mais vantajosas para o cliente, uma vez que as taxas de juros costumam ser mais baixas.
Como é direcionada a atividade do SFI?
- Portanto, a atividade do SFI normalmente é mais direcionada a utilização de recursos de investidores institucionais, que possuem quantias expressivas para realizar financiamentos no mercado imobiliário, e a financiamentos de imóveis “não populares” para pessoas físicas ou jurídicas
Quais são as regras do SFH?
- Em 2018, os valores captados pelas empresas para depósito nesse fundo tiveram rendimento nominal de 4,16%. Quais são as regras? O valor máximo de um imóvel que se enquadra no SFH é de R$1,5 milhão. O financiamento não pode representar mais de 80% do valor do imóvel (incluindo despesas acessórias).
Qual a diferença entre o SFH e o FGTS?
- A principal diferença entre o SFH e o SFI está na utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS para o financiamento imobiliário. Que só é possível utilizar para contratos feitos pelo SFH, porém, com algumas ressalvas: