Como funciona o seguro caução?
Índice
- Como funciona o seguro caução?
- O que é seguro-caução de aluguel?
- Como funciona o seguro fiança para o inquilino?
- Como pedir caução de aluguel?
- Como funciona o seguro de aluguel?
- O que é mais seguro-caução ou fiador?
- Quando o seguro-caução pode ser utilizado?
- Qual a principal característica do seguro-caução?
- Qual é o seguro caução aluguel?
- Quais são os benefícios de subscrever um seguro caução?

Como funciona o seguro caução?
O sistema de seguro-caução funciona de forma bem similar ao do seguro-fiança e o cheque caução, com o pagamento de um valor pré estabelecido, que fica em caixa para casos de inadimplência e danos no imóvel. Geralmente, este valor é equivalente ao valor de 2, 3 ou até 4 meses de aluguel.
O que é seguro-caução de aluguel?
Basicamente, a caução é uma garantia que o locador recebe de que, mesmo sem a presença de um fiador, não terá prejuízo caso o inquilino se torne inadimplente. Vale ressaltar que tal garantia também pode cobrir danos que o locatário eventualmente cause ao imóvel durante o período de vigência do contrato de locação.
Como funciona o seguro fiança para o inquilino?
Funciona da seguinte forma: ele entra em contato com a seguradora depois de identificar um atraso no pagamento do aluguel. Se for o caso, a companhia o indenizará, pagando o valor atrasado e as possíveis parcelas seguintes que também não sejam pagas pelo locatário.
Como pedir caução de aluguel?
O depósito caução exige um valor do inquilino já na assinatura do contrato. O futuro morador do imóvel precisa depositar em uma poupança geralmente o correspondente a três aluguéis. Esse dinheiro é uma segurança para o proprietário se acontecer problemas de pagamento, por exemplo.
Como funciona o seguro de aluguel?
Funciona como um contrato de seguro convencional pago mensalmente. O valor anual, via de regra, é negociado entre um mês e meio a dois meses de aluguel – varia de acordo com o perfil do segurado.
O que é mais seguro-caução ou fiador?
A garantia caução não exige uma avaliação de crédito, mas tem que ter um dinheiro guardado para usar. Já o seguro fiança depende de uma aprovação, mas pode ser pago de forma parcelada e não precisa mexer no dinheiro guardado.
Quando o seguro-caução pode ser utilizado?
- Quando o seguro-caução pode ser utilizado? O seguro-caução pode ser contratado para a locação de imóveis residenciais, comerciais e não residenciais (escritórios, consultórios etc). Para tanto, o candidato a inquilino precisa comprovar que possui uma renda mensal equivalente a 3 ou 4 vezes o valor do aluguel.
Qual a principal característica do seguro-caução?
- Uma das principais peculiaridades do seguro-caução é que ele envolve a contratação de uma apólice por parte do inquilino. Em outras palavras, uma seguradora é quem vai trazer a devida segurança para essa garantia locatícia, na elaboração de um contrato no qual o proprietário do imóvel será o segurado e único beneficiário afiançado possível.
Qual é o seguro caução aluguel?
- Seguro caução aluguel Outro tipo de garantia cuja utilização está crescendo, é o seguro-caução. Conforme o próprio nome sugere, este é um seguro oferecido por seguradoras, que permite cobrir os valores inadimplentes. É necessário comprovação de renda de, no mínimo, três vezes o valor do aluguel.
Quais são os benefícios de subscrever um seguro caução?
- O s principais benefícios em subscrever um Seguro Caução são a rapidez do processo, o aumento da capacidade financeira da empresa e o facto de os valores garantidos via seguro caução não serem considerados para efeito de comunicação e registo na central de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal.