O que é e para que serve SPED Fiscal?
Índice
- O que é e para que serve SPED Fiscal?
- Quais os tipos de SPED Fiscal?
- Quais empresas devem entregar o Sped Fiscal?
- Qual é o objetivo do SPED Fiscal?
- Quais as vantagens do SPED fiscal para as empresas?
- Qual é o SPED contábil?
- Quais são as declarações do SPED?
- Qual a informação de autenticação do SPED?

O que é e para que serve SPED Fiscal?
O SPED fiscal é um processo de escrituração digital da Receita Federal, chamado também de EFD (Escrituração Fiscal Digital), que determina que os contribuintes enviem as informações sobre ICMS e IPI. Em outras palavras, ele é a digitalização de todas as informações de interesse do fisco com os seus contribuintes.
Quais os tipos de SPED Fiscal?
Os diferentes tipos de Sped
- Sped Contábil. O Sped Contábil substitui os Livros Diário, Razão e/ou Balancete Diário. ...
- Sped Fiscal. ...
- NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) ...
- NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) ...
- EFD-Contribuições.
Quais empresas devem entregar o Sped Fiscal?
A EFD é de uso obrigatório para todos os contribuintes do ICMS ou do IPI, podendo os mesmos serem dispensados dessa obrigação, desde que a dispensa seja autorizada pelo fisco da unidade federada do contribuinte e pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.
Qual é o objetivo do SPED Fiscal?
O Sped tem como objetivos, entre outros: Promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais.
Quais as vantagens do SPED fiscal para as empresas?
- Vantagens do SPED Fiscal para as empresas . Com o SPED Fiscal as empresas passaram a ter um recurso fácil e prático para prestar contas sobre suas movimentações internas e externas ao governo. Problemas relacionados ao Imposto de Renda, por exemplo, reduziram expressivamente após a sua criação.
Qual é o SPED contábil?
- O sped contábil é uma importante ferramenta para a implementação de uma gestão fiscal moderna e eficiente, pois possibilita o armazenamento de documentos de modo digital. Com o avanço da tecnologia, é essencial que as empresas se adaptem e otimizem seus processos, afinal, quanto mais rigoroso for o controle contábil, melhores serão os resultados.
Quais são as declarações do SPED?
- Em relação às declarações, o sistema do SPED instituiu as seguintes: Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-Reinf – trata das retenções do Imposto de Renda e da Contribuição Social, além dos rendimentos pagos, exceto aqueles relacionados ao trabalho.
Qual a informação de autenticação do SPED?
- Essa informação de autenticação é fornecida ao titular da escrituração por intermédio do Sped por meio de consulta à Internet. Depois de recebida, a escrituração contábil é armazenada em um banco de dados que irá permitir que os órgãos parceiros do Sped obtenham cópias integrais do arquivo.