adplus-dvertising

Como calcular Rat é FAP na folha de pagamento?

Índice

Como calcular Rat é FAP na folha de pagamento?

Como calcular Rat é FAP na folha de pagamento?

O cálculo deste tributo sobre a folha de pagamento é feito da seguinte forma: RAT x FAP = % que se aplica sobre a folha de pagamento mensal dos colaboradores da empresa.

Como saber o FAP é o RAT de uma empresa?

1) alíquota RAT: no Anexo V do Decreto 6. e as regras para o enquadramento no grau de risco na IN RFB , art. 72, § 1º; 2) multiplicador FAP: no site www.previdencia.gov.br mediante CNPJ + senha. O FAP é divulgado com 4 casas decimais e o SEFIP somente aceita duas.

Qual a alíquota do SAT?

  • A alíquota do SAT é definida pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômica) em uma tabela de acordo com a atividade econômica desenvolvida pela empresa.

Qual a nomenclatura do SAT?

  • O Seguro de Acidente do Trabalho – SAT é uma das contribuições previdenciárias incidentes sobre a folha de pagamento das empresas. Ao longo dos anos a nomenclatura foi modificada para “Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa Decorrentes de Riscos Ambientais do Trabalho” (GILRAT), embora as duas nomenclaturas sejam utilizadas atualmente.

Por que o SAT é revertido para a previdência social?

  • Então, o SAT é revertido para a Previdência Social e tal qual o mercado segurador, a previdência social também resolveu “premiar” as empresas que adotam uma boa prevenção como também agravar o preço do seguro das empresas que não adotam alguma medida de prevenção. Por este motivo foi criado o FAP – Fator Acidentário Previdenciário.

Quais são os adicionais em folha de pagamento?

  • Os adicionais em folha de pagamento são divididos em duas categorias: os proventos e os descontos. O primeiro grupo engloba os valores concedidos ao trabalhador, enquanto o segundo diz respeito aos valores subtraídos. Vamos falar um pouco sobre cada um desses extras a seguir.

Postagens relacionadas: