Como é feito a vitamina D?
Índice
- Como é feito a vitamina D?
- Porque chama vitamina D3?
- Quanto devo tomar de vitamina D3?
- Qual o órgão que produz vitamina D?
- Para que serve a vitamina D3?
- Qual a diferença de vitamina D3 para vitamina D?
- Qual a quantidade ideal de vitamina D diária?
- Qual o melhor horário para tomar vitamina D3?
- Onde é sintetizada a vitamina D?
- Quanto o organismo precisa de vitamina D por dia?
- Quais alimentos são ricos em vitamina D3?
- Como manter os níveis de vitamina D3 equilibrados?
- Qual é a vitamina D?
- Como proteger a vitamina D3 contra doenças autoimunes?

Como é feito a vitamina D?
A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel produzida naturalmente no organismo através da exposição da pele à luz solar, além de também poder ser obtida em maiores quantidades por meio do consumo de alguns alimentos de origem animal, como peixes, gema de ovo e leite, por exemplo.
Porque chama vitamina D3?
A Vitamina D3, ou colecalciferol, é conhecida pelo seu papel de regular a homeostase do cálcio, sendo necessária para o desenvolvimento e na manutenção dos ossos, na prevenção de fraturas e fragilidade óssea.
Quanto devo tomar de vitamina D3?
A dieta recomendada para a vitamina D é de 600 UI/dia para adultos com 70 anos ou menos e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos. O limite superior tolerável é de 4.000 UI/dia, acima desse nível o risco de efeitos tóxicos aumenta.
Qual o órgão que produz vitamina D?
As duas formas de vitamina D, após sua ingestão ou formação na pele, estão na forma inativa, e, para tornarem-se ativas, necessitam passar por dois processos de hidroxilação. O primeiro ocorre no fígado, e o segundo ocorre nos rins. É nesse último órgão que a forma ativa será realizada.
Para que serve a vitamina D3?
Calcium D3 é indicado para prevenção e auxílio no tratamento do enfraquecimento dos ossos decorrente da osteoporose, podendo ser usado tanto por homens como por mulheres antes e após a menopausa, inclusive em idosos onde haja alto risco de deficiência de cálcio e vitamina D3.
Qual a diferença de vitamina D3 para vitamina D?
Quimicamente, o que difere a vitamina D3 da D2 são suas cadeias laterais no carbono 17. Na prática, podemos considerar a vitamina D2 de origem vegetal e a vitamina D3 de origem animal, onde a vitamina D3 é a melhor e mais potente, além de menos tóxica.
Qual a quantidade ideal de vitamina D diária?
A ingestão alimentar de vitamina D para adultos e idosos varia de 6 UI (unidades internacionais) por dia, mas, nessas situações, doses bem maiores são administradas na rotina. Podemos classificar como alta a quantidade de vitamina D acima de 4000 UI e chamamos de megadose quando ela passa de 100 000 UI.
Qual o melhor horário para tomar vitamina D3?
O melhor horário para tomar a vitamina D através dos alimentos e suplementos é no momento da maior refeição diária, que geralmente são o almoço ou o jantar.
Onde é sintetizada a vitamina D?
Vitamina D3 ou colecalciferol: é sintetizada pela ação dos raios ultravioletas do Sol que convertem o 7-deidrocolesterol em pré-vitamina D3 e depois em colecalciferol. É produzida por animais, incluindo o ser humano, sendo sintetizada na pele.
Quanto o organismo precisa de vitamina D por dia?
Enquanto os alimentos que mencionamos irão fornecer no máximo 6,85% da necessidade diária de vitamina D, com a exposição solar as quantidades da substância são muito maiores. "Tomar sol durante 20 minutos diariamente proporciona as 10.000 unidades de vitamina D necessárias todos os dias", conta Coimbra.
Quais alimentos são ricos em vitamina D3?
- Através da alimentação: alguns alimentos são ricos em vitamina D3 e poder ser utilizados como forma de complementar as ações do sol no organismo. Entre eles: óleo de fígado de bacalhau, salmão, atum, fígado de boi, ovos, manteiga, iogurte e queijo cheddar.
Como manter os níveis de vitamina D3 equilibrados?
- Veja abaixo as principais vantagens de manter os níveis de vitamina D3 equilibrados: Proteger contra doenças autoimunes: a vitamina D3 pode proteger contra câncer, diabetes, esclerose, lúpus e outras doenças que atacam o sistema imunológico e o sistema nervoso;
Qual é a vitamina D?
- A vitamina D é um micronutriente essencial, importante principalmente para absorção de cálcio e consequente calcificação de tecidos. Os compostos que forma a vitamina D são compostos lipossolúveis.
Como proteger a vitamina D3 contra doenças autoimunes?
- Proteger contra doenças autoimunes: a vitamina D3 pode proteger contra câncer, diabetes, esclerose, lúpus e outras doenças que atacam o sistema imunológico e o sistema nervoso; Melhorar a memória: como esse hormônio atua no sistema nervoso, ele é capaz de ajudar na melhora da memória e de outros processos cognitivos;