Qual a função quiasma óptico?

Qual a função quiasma óptico?
Basicamente, sua função é conectar o cérebro com nossos olhos para que os impulsos nervosos sejam enviados da retina até o córtex. Ele faz parte do sistema nervoso sensorial. Ou seja, depois de receber estímulos de luzes projetadas em objetos, o nervo óptico processa essas informações – daí ser essencial à visão.
Quais as quatro regiões que recebem informações do nervo óptico?
As informações visuais da retina nasal e da retina temporal chegam ao nervo óptico e encaminham-se pelo quiasma óptico, onde o feixe nasal esquerdo segue pelo caminho oposto (transferência para o hemisfério direito) e o feixe temporal direito segue pelo mesmo trato óptico.
Qual o significado do termo “quiasma”?
- O termo “quiasma”, que vem do grego, geralmente se refere a um cruzamento ou cruzamento. Este termo também é usado em anatomia para se referir a feixes de nervos no ponto de intersecção, como o quiasma óptico, onde os nervos ópticos se cruzam.
Como funciona o trato óptico?
- O feixe temporal direito é transferido para o hemisfério esquerdo e o feixe nasal esquerda segue o mesmo trato óptico. O trato óptico é o conjunto de fibras dos feixes nervosos reorganizados que estão desde o quiasma até a região do corpo geniculado lateral (núcleo talâmico que recebe as fibras visuais).
Qual a função do nervo óptico na visão?
- Basicamente, sua função é conectar o cérebro com nossos olhos para que os impulsos nervosos sejam enviados da retina até o córtex. Ele faz parte do sistema nervoso sensorial. Ou seja, depois de receber estímulos de luzes projetadas em objetos, o nervo óptico processa essas informações – daí ser essencial à visão.