O que é feito o Reco-reco?
Índice
- O que é feito o Reco-reco?
- Para que serve o Reco-reco na Capoeira?
- Qual a origem do instrumento Reco-reco?
- Qual som do Reco-reco?
- Qual a diferença entre Cavaco e Reco-reco?
- Quais são as características do reco-reco?
- Qual o barulho do reco-reco?
- Quem foi o criador do Reco-reco?
- Quais são os primeiros tipos de capoeira?
- Por que a capoeira foi proibida?
- Qual a diferença entre capoeira e música?
- Por que a capoeira é um estilo de artes marciais?

O que é feito o Reco-reco?
Encontram-se reco-recos feitos de bambu, metal, osso e cabaça. Reco-reco s.m. Também chamado de raspador, casaca e catacá. O reco-reco mais usual é o do tipo tubo raspado, em bambu onde são talhadas re-entrâncias paralelas ao gomo, para serem tocadas esfregando-as com uma vareta ou baqueta de bambu, madeira ou metal.
Para que serve o Reco-reco na Capoeira?
É um instrumento de origem africana. Tem a função de ser um contraponto rítmico aos berimbaus e ao atabaque. Instrumentos de percussão fina enriquecem um conjunto com detalhes e variedade sonora. Na Capoeira Angola, o reco-reco acrescenta esta variedade às vibrações únicas do agogô.
Qual a origem do instrumento Reco-reco?
O reco-reco é um instrumento de percussão de mão, que provavelmente foi usado pela primeira vez e inventado pelo povo Taino, um grande grupo indígena que vivia em áreas como as Bahamas, Antilhas e Grandes Antilhas, na era pré-colombiana.
Qual som do Reco-reco?
2 O ruído produzido por esse instrumento ou semelhante ao que é produzido por ele. 3 Brinquedo infantil formado por uma haste de madeira em cuja ponta se amarra um barbante, que se prende a um cilindro de papelão ou de cartolina, e que emite um zumbido bastante áspero ao girar; rói-rói, zumbidor.
Qual a diferença entre Cavaco e Reco-reco?
Enquanto o ukulele usa cordas de nylon e tem o espaçamento entre elas maior, o cavaquinho tem cordas de aço e um espaçamento menor entre elas! O Ukulele também é feito geralmente em koa, madeira bem típica do Hawaii, e isso que dá um timbre diferente no instrumento, viu?
Quais são as características do reco-reco?
Consiste numa caixa de metal com duas ou três molas de aço esticadas sobre o tampo, contra as quais é friccionada uma baqueta de metal. Nesse modelo, é possível utilizar-se da reverberação prolongada nas molas após a fricção ou abafá-las com a mão que segura a caixa.
Qual o barulho do reco-reco?
O autor afirma ser aquele o som peculiar da raspagem de uma vareta fina de cana sobre a superfície de um cilindro dentado de madeira, o que resultava em um som “raspado”. Daí derivou o nome rasga (de ritmo rasgado, no sentido de abrir cortes ou rasgões, raspar).
Quem foi o criador do Reco-reco?
Mussum Mas a música é prioridade de Mussum, que se sente muito mais um “tocador de reco-reco” que humorista, mesmo considerado por muitos como o mais engraçado do grupo trapalhão. Sendo assim, os anos de 1970 são produtivos para Os Originais do Samba, que lançam mais de dez álbuns e uma coletânea.
Quais são os primeiros tipos de capoeira?
- Atualmente, existem três tipos de capoeira. O principal, e mais antigo deles, ainda apresenta uma forte influência dos ritmos africanos que foram usados na sua criação. Os outros dois são mais atuais, datando do início e meados do século 20 e adicionaram aos movimentos padrões da capoeira.
Por que a capoeira foi proibida?
- Isso piorou no final do século, com a abolição oficial da escravidão e o fato de que muitos escravos não tinham como se sustentar. Por isso, foram formadas gangues e em 1890 ela foi proibida formalmente. A pena para quem fosse acusado de praticar capoeira variava entre serviços forçados e deportação do país.
Qual a diferença entre capoeira e música?
- A capoeira é considerada uma forma de luta e expressão artística ao mesmo tempo, já que reúne características de artes marciais, esporte, cultura popular, além de dança e música. Inclusive, é isso que difere a capoeira de outros tipos de lutas, a sua musicalidade.
Por que a capoeira é um estilo de artes marciais?
- Já que algumas acreditam que representa apenas uma evolução natural do estilo, enquanto outros dizem que é uma afronta às tradições. A capoeira se destaca de outros tipos de artes marciais por conta da musicalidade, que é parte essencial dela. Por isso, são usados alguns instrumentos tradicionais, que servem para marcar o ritmo dos golpes.