O que é o PNAE e qual sua importância para a agricultura familiar?
Índice
- O que é o PNAE e qual sua importância para a agricultura familiar?
- Qual é o objetivo do programa agricultura familiar?
- Quem pode vender para o PNAE?
- Como o recurso do PNAE deve ser utilizado?
- Por que o PNAE influenciou a agricultura familiar?
- Quais são as plantas típicas do PNAE?
- Quais são os movimentos da agricultura familiar na região sul?
- Como é atendido o PNAE?

O que é o PNAE e qual sua importância para a agricultura familiar?
Instituído pela Lei nº. 11., o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) prevê a compra de ao menos 30% dos alimentos provenientes da agricultura familiar para serem servidos nas escolas da rede pública de ensino.
Qual é o objetivo do programa agricultura familiar?
O Programa financia projetos, individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais. Também apresenta as menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País.
Quem pode vender para o PNAE?
Quem vende: Podem participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) os agricultores familiares e/ou suas organizações econômicas que possuam a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
Como o recurso do PNAE deve ser utilizado?
Os recursos federais do PNAE devem ser utilizados exclusivamente para a aquisição de gêneros alimentícios, conforme determina o Art. 51 da Resolução CD/FNDE nº 6/2020.
Por que o PNAE influenciou a agricultura familiar?
- “Tenho muito prazer na agricultura familiar, me traz mais saúde e inspiração. Esse incentivo é uma honra, uma causa muito forte com muitos desafios, mas dali tiramos nosso sustento. O PNAE influenciou na produção e renda da família, porque antes só plantávamos para o consumo.
Quais são as plantas típicas do PNAE?
- Tem várias plantas típicas, como açu, juçara, sapucaia, bacuri, coco babaçu, dentre outras. No PNAE trabalha especificamente com plantas medicinais e hortaliças, mas produz também defensivos naturais, cria galinhas e tem de tudo um pouco. “Tenho muito prazer na agricultura familiar, me traz mais saúde e inspiração.
Quais são os movimentos da agricultura familiar na região sul?
- Algumas organizações e movimentos da agricultura familiar na região sul conquistaram espaços importantes no mercado de alimentos agroecológicos e orgânicos. É o caso da Rede Ecovida de Agroecologia, que desde 1998 conecta produtores, técnicos e consumidores no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Como é atendido o PNAE?
- Com o PNAE todos os alunos da educação básica matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias conveniadas, são atendidos com recursos financeiros da União por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).