Quem criou o Pnaes?
Índice
- Quem criou o Pnaes?
- Quando o Pnaes foi criado?
- O que é programa de assistência estudantil?
- Como participar do Pnaes?
- Em quais áreas as ações do Pnaes deverão ser desenvolvidas?
- Como funciona o Programa Incluir?
- Qual o objetivo da criação dos programas estudantis?
- Qual o valor da assistência estudantil?
- Como conseguir o auxílio estudantil?

Quem criou o Pnaes?
O Governo Federal criou o Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Porém esta política ainda é disposta enquanto um programa de governo, não de estado, vide inclusive sua regulação em norma administrativa, o Decreto n. 7.234, de 19 de julho de 2010.
Quando o Pnaes foi criado?
O PNAES foi instituído em âmbito federal pela Portaria Normativa 39, de 12 de dezembro de 2007, para os estudantes de cursos de graduação presenciais das Ifes, sendo implementado a partir do ano de 2008.
O que é programa de assistência estudantil?
O Programa de Auxílios Estudantis (PAE) é uma ação voltada para a promoção do acesso, da permanência e do êxito dos estudantes, nas perspectivas de inclusão social, de produção do conhecimento, de melhoria do desempenho escolar/acadêmico e de qualidade de vida, em conformidade com o que dispõe o Programa Nacional de ...
Como participar do Pnaes?
Só podem concorrer os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior. Serão atendidos no âmbito do Pnaes prioritariamente estudantes oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.
Em quais áreas as ações do Pnaes deverão ser desenvolvidas?
§ 1o As ações de assistência estudantil do PNAES deverão ser desenvolvidas nas seguintes áreas: I - moradia estudantil; II - alimentação; III - transporte; IV - atenção à saúde; V - inclusão digital; VI - cultura; VII - esporte; VIII - creche; IX - apoio pedagógico; e X - acesso, participação e aprendizagem de ...
Como funciona o Programa Incluir?
O Programa de Acessibilidade na Educação Superior (Incluir) propõe ações que garantem o acesso pleno de pessoas com deficiência às instituições federais de ensino superior (Ifes). ... Desde 2005, o programa lança editais com a finalidade de apoiar projetos de criação ou reestruturação desses núcleos nas Ifes.
Qual o objetivo da criação dos programas estudantis?
Principais metas: A melhoria da qualidade acadêmica, por meio de sistemas de avaliação e acreditação, e a mobilidade de estudantes, docentes e pesquisadores entre instituições e países.
Qual o valor da assistência estudantil?
O benefício ofertado a partir de critérios socioeconômicos é a bolsa permanência, atualmente ofertada em 4 categorias, com as seguintes mensalidades: Bolsa permanência ,00/mês. Bolsa permanência ,00/mês. Bolsa permanência ,00/mês.
Como conseguir o auxílio estudantil?
Estudantes de graduação. Regularmente matriculados na instituição e que comprovem, através da avaliação socioeconômica, renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo.