Como é feita a têmpera?
Índice
- Como é feita a têmpera?
- Como funciona a têmpera do aço?
- Quais os tipos de têmpera?
- Como fazer a têmpera do aço 1020?
- Qual a temperatura para temperar o aço?
- Qual a melhor têmpera para aço?
- Qual a temperatura do tempero do Aço?
- Quais são os efeitos da têmpera?
- Quais são os tipos de tratamento de têmpera?
- Quais são as peças temperadas?

Como é feita a têmpera?
Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 800ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo ou jatos de ar. Como resultados o aumento da dureza do aço e aumento na resistência à tração, bem como redução de tenacidade.
Como funciona a têmpera do aço?
Têmpera é um processo obtido em temperaturas diferentes. Este processo aumenta a dureza e resistência do aço e se dá em duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O primeiro organiza os cristais do metal, e o segundo tem como objetivo obter a estrutura martensita (solução sólida de carbono e ferro).
Quais os tipos de têmpera?
Têmpera superficial: Aquecimento somente da superfície através de indução ou chama até a austenitização, seguida de um resfriamento rápido. Têmpera total: Aquecimento total da peça até temperatura de austenitização seguida de resfriamento, em meio pré-determinado.
Como fazer a têmpera do aço 1020?
O aço GGD 1020 deve ser realizado na temperatura mínima de 900ºC e máxima de 1260ºC. Recozimento: O tratamento deve ser feito na temperatura entre 8ºC por no mínimo 1 hora para cada 25 mm. Resfriar lentamente no forno.
Qual a temperatura para temperar o aço?
O objetivo da têmpera está na obtenção de uma microestrutura que proporcione ao aço propriedades elevadas de dureza e resistência mecânica. O processo consiste no aquecimento até a temperatura de austenitização, ou seja, entre 8 °C.
Qual a melhor têmpera para aço?
Aço SAE 6150 Trata-se de um aço com alta temperabilidade, bom condutor e baixa soldabilidade. Possui altíssima resistência e é muito utilizado também na indústria automotiva.
Qual a temperatura do tempero do Aço?
- Têmpera do aço Depois da austenitização e da extinção ter criado uma estrutura cristalina dentro do próprio aço, o metal deve ser aquecido novamente para temperá-lo. O aço pode ser temperado dentro de duas faixas de temperatura diferentes, de 1 graus Celsius e de 3 graus Celsius.
Quais são os efeitos da têmpera?
- Até o arrefecimento de tais ligas ao ar (processo de normalização) obtém muitos dos efeitos desejados do processo de têmpera e apenas depois disso tudo pode o aço ser, então, comercializado. A têmpera tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza e resistência mecânica elevadas.
Quais são os tipos de tratamento de têmpera?
- Recozimento, normalização, têmpera, revenimento e coalescimento são os tipos de tratamento térmico mais comuns. O processo de têmpera será o foco dessa edição. O objetivo da têmpera está na obtenção de uma microestrutura que proporcione ao aço propriedades elevadas de dureza e resistência mecânica.
Quais são as peças temperadas?
- Peças normalmente temperadas são, entre outras, engrenagens, eixos e blocos de desgaste. Este artigo sobre metalurgia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.