Qual o significado de plano de contingência?

Qual o significado de plano de contingência?
O plano de contingência de um órgão público é um planejamento de caráter preventivo e alternativo. Ele tem a finalidade de atender determinado evento inesperado, como por exemplo o estado de calamidade pública.
O que é um plano de contingência de uma empresa?
De forma básica, o plano de contingência diz respeito a um conjunto de planos e informações sobre as ações que devem ser tomadas em caso de imprevistos. Em outras palavras, ele se baseia em treinamentos, respostas e procedimentos a serem adotados diante de diversas ocorrências.
Como planejar um plano de contingência?
- Um plano de contingência inclui quatro etapas básicas: a avaliação, a planificação, as provas de viabilidade e a execução. Os especialistas recomendam planificar antes que seja necessário; isto, antes que sucedam os acidentes.
Qual o plano de contingência de uma empresa?
- Nenhuma empresa consegue ter controle total sobre todos os fatores que podem afetar sua operação. A ideia de plano de contingência parte exatamente daí. Pense num vazamento de óleo em um navio petroleiro. Agora imagine uma falha técnica que paralise o trabalho em um escritório. E que tal mudanças abruptas na legislação que atrapalhem o seu negócio.
Qual a prioridade do plano de contingência?
- Na elaboração do plano de contingência é essencial definir quais setores, elementos e processos devem ser priorizados. Numa queda de energia num setor de atendimento ao cliente, uma das prioridades é manter os servidores e ERP online. O ar-condicionado de alguns setores pode não ser ativado.
Qual o custo de um plano de contingência?
- Um plano de contingência pode ser a diferença entre uma empresa sucumbir a um desastre ou sobreviver a ele. É claro que existe um custo associado quanto a formulação e manutenção de um plano de contingência. Mensurar se o custo deste controle interno é viável frente ao risco enfrentado é função da gestão de riscos.