O que é o Plaquetocrito?

O que é o Plaquetocrito?
O Plaquetócrito (PCT) corresponde ao volume total de plaquetas num determinado volume de sangue e está diretamente relacionado com a contagem do número de plaquetas, e o volume plaquetário médio (VPM), que é considerado um índice marcador da função plaquetária.
Qual o valor normal do Plaquetócrito?
VALORES DE REFERÊNCIA PLAQUETOGRAMA Plaquetócrito: 0,100 - 0,500%.
O que é volume plaquetário?
O volume plaquetário médio (VPM) é um marcador da função plaquetária. Níveis elevados de VPM têm sido identificados como fatores de risco independentes para o IM em pacientes com doença cardíaca coronariana. No entanto, os valores biológico e prognóstico de níveis elevados de VPM ainda são controversos.
Qual a função da plaqueta?
- A principal função da plaqueta é manter a integridade vascular, prevenir e agir no processo da hemorragia. Peça ao seu médico para fazer um exame de sangue e que nele contenha os níveis de plaqueta, isso incluirá o Plaquetócrito (PCT), Amplitude de Distribuição de Plaquetas (PDW) e o Volume Plaquetário Médio (VPM).
Quais doenças podem causar aumento do número de plaquetas?
- Várias doenças podem causar um aumento do número de plaquetas, por isso, é sempre importante fazer o acompanhamento com seu médico. Um valor pouco elevado pode não estar relacionado a nenhuma patologia, o médico irá analisar sintomas e verificar se o resultado é importante.
Quais são os parâmetros plaquetários?
- Esses parâmetros compõem o chamado Plaquetograma (em analogia à denominação dada ao eritrograma e leucograma) e consiste de quatro índices plaquetários, além da contagem de plaquetas.
Quais são as plaquetas altas?
- Didaticamente, plaquetas altas podem ser divididas nas seguintes categorias: A trombocitose fisiológica pode ser resultado de algumas condições que ocorrem com certa frequência, algumas corriqueiras. Como em exercício físico (carga de trabalho), stresse e adrenalina.